

A cidade de Itanhaém, no Litoral Sul de São Paulo, que no próximo período de 8 a 12 de junho estará sediando a penúltima etapa do JORI – Jogos Regionais dos Idosos de 2016, está trabalhando especialmente as suas equipes femininas e masculinas das categorias de 60 e 70 anos do vôlei adaptado para as disputas do torneio.
As categorias de 60 e 70 anos são compostas por 12 atletas e o time feminino está bem preparado. A capitã da equipe Vera Lucia Hengles, 70, foi professora de Educação Física e além de vôlei, jogava basquete. “No JORI de 2009 fomos vice-campeãs pelo vôlei. Estou orgulhosa em poder representar a Cidade”, disse a atleta.
Pela primeira vez participando do campeonato regional, a munícipe Schirley D’Amaro disputará pela categoria 60 anos. “Sempre pratiquei esporte, jogava voleibol e handebol. Eu não vejo o momento de chegar o dia da abertura. A expectativa é grande”.
Técnica há 10 anos da equipe feminina de vôlei, Magali Tondelli de Oliveira, também atuou em duas edições do JORI como assistente técnica do antigo treinador. “Fui convidada a assumir o cargo, após o falecimento do nosso técnico. Um dos grandes problemas do idoso é a solidão e aqui ninguém se sente só. Temos grupos de mulheres e homens, grupos de exercícios e nos tornamos uma família”.
Há 19 anos participando do JORI, Douglas Benites Martins, 70, foi um dos fundadores da equipe masculina de vôlei, em Itanhaém. “Participar dos jogos é sempre um motivo de orgulho para nós”.
Com o apoio das filhas, Deolindo Teixeira Pinto Neto disputa pela primeira vez a categoria 60 anos. ”Elas me apoiam bastante, dizem que estou fazendo a coisa certa e que as atividades físicas fazem bem”. Já com o pensamento positivo, Vanderlino Azevedo Vanderlei participa do JORI pela segunda vez. ”A expectativa é boa. Vamos jogar em casa e representar bem a Cidade”.
Exercendo o comando da equipe masculina de vôlei desde 1997, Francisco Alves de Barros, 75, iniciou no atletismo. “Fui convidado para participar do JORI como atleta do atletismo com 55 anos e venci a competição. O esporte supervaloriza o idoso, a movimentação e a qualidade de vida é uma coisa maravilhosa”.
JORI
Realizado anualmente no formato de uma olimpíada, o JORI reúne a cada encontro os idosos que participam das provas esportivas e que são chamados de atletas, e as pessoas que vão assistir e os profissionais envolvidos.
Segundo o regulamento divulgado oficialmente dia 27 de janeiro, estão sendo disputadas 14 modalidades, todas para pessoas com 60 anos completos: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez.
Como nos anos anteriores, todos os participantes, por modalidade, categoria e sexo, recebem medalhas de participação.
Em 2016 as etapas regionais (JORI) começaram em 17 de março, pela cidade de Botucatu e vão terminar (JAI) em 29 de junho, em Barretos.