
O espetáculo Poema Amarelo Diagonal, produzido e encenado pelo ator João Butoh, que foi premiado no “Concurso de Apoio a Projetos Culturais Para Artistas Residentes em Pequenos Municípios do Estado de São Paulo”, da Secretaria Estadual de Cultura de SP, será apresentado no próximo dia 20 de novembro, na Praia Grande, com entrada grátis para as pessoas idosas, às 16 horas, na Praça Carlos Gomes Solemar.
O convite para a apresentação foi da ATIS- Associação da Terceira Idade de Solemar.
O espetáculo vai em busca de resgatar e valorizar a tradição dos palhaços dos circos mambembes do interior, que o autor conhece bem, por influência do seu pai que durante anos trabalhou no serviço de alto-falantes da praça central de São Simão, no Interior de São Paulo, animando quermesses e eventos filantrópicos e sendo mestre de cerimônias de famosos artistas e circos que passavam pela cidade.
Meu pai também trabalhou no circo como palhaço, interpretando os mais variados e célebres textos feitos para esta vertente das artes cênicas. Declamava poesia caipira como poucos em sua época, e sempre se apresentava em emissoras de rádios em várias ocasiões e cidades. Cresci em meio a este universo, em meio a declamações emotivas, música caipira ou sertaneja de raiz como dizem hoje, conta o ator João Butoh.
É com essa herança cultural, que contaminou o seu desenvolvimento artístico e cultural, que o artista trafega pelos tema e quer despertar antigas memórias nos que forem lhe assistir.
Outros trabalhos do ator
João Butoh, além do trabalho autoral e das performances que executa, tem um bonito trabalho como diretor do grupo Delirivm Teatro de Dança, um dos pioneiros com atores da terceira idade em São Paulo, que em 33 anos de existência já participou de importantes festivais de teatro e dança no Brasil e recebeu mais de uma dezena de prêmios.
Ele também é um dos coordenadores do Fórum dos Direitos da Pessoa Idosa da cidade de São Simão, no interior de São Paulo e foi delegado, na XV Conferência Estadual do Idoso, realizada na semana passada, de 11 a 13 de novembro, na cidade de Águas de Lindoia, interessado em debater Cultura para os idosos.
Espetáculo: Poema Amarelo Diagonal
Intérprete criador: João Butoh
Duração: 70 minutos
Aconselhável para maiores de 10 anos
Quando: quarta-feira dia 20 de novembro às 16h
Onde: Praça Carlos Gomes – Solemar – Praia Grande-SP
Ingressos: Entrada franca.