Testagem em ILPI de Bauru na pandemia da Covid-19. Foto: Secom/BauruTestagem em ILPI de Bauru na pandemia da Covid-19. Foto: Secom/Bauru
O abrigo de idosos “Bem Estar Mais”, entidade privada localizada na Vila Noemi, região central da cidade de Bauru, o município mais populoso do Centro-Oeste Paulista, recebe hoje (14/7) a testagem para Covid-19, como parte do programa que a Secretaria Municipal começou no dia 6 de julho.
Funcionários do Departamento de Saúde Coletiva estão fazendo a testagem em todas as ILPI – Instituições de Longa Permanência de Bauru, como medida auxiliar no controle da pandemia. O programa conta com o apoio do Instituto Lauro Souza Lima.
O programa teve início no dia 6 de julho, com a realização de testagem em todos os funcionários e residentes da instituição Associação Beneficente Cristã (PAIVA), onde foram realizados 71 testes, dos quais, 6 deram positivo; no dia 9 de julho, a testagem ocorreu nos pacientes e funcionários do Serviço de Residência Terapêutica da Secretaria Municipal de Bauru. Das 31 amostras analisadas, 4 resultaram positivas.
As demais Instituições, onde serão realizadas as testagens, já estão recebendo contato telefônico ou presencial para cadastramento e agendamento para coleta de amostras. Esta estratégia deverá ocorrer sem prejuízo dos protocolos já estabelecidos para os sintomáticos e em caso de surtos (após o segundo caso confirmado na instituição).
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Luiz Ricardo Cortêz, a realização de testes diagnósticos e a oportuna identificação de casos são fundamentais para evitar propagação viral mais nociva, principalmente em populações mais sensíveis.
O Município de Bauru conta com 44 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), sendo 41 da iniciativa privada e 3 filantrópicas.