

O GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo realizou na tarde da terça-feira, dia 9 de agosto, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a posse do seu novo colegiado. Formado por cinco membros que compõem a executiva e mais 40 conselheiros eleitos, por eleição direta em postos de votação em todas as Subprefeituras da cidade, em junho passado.
O auditório estava lotado com mais de 500 pessoas, a maioria de dos grupos de terceira idade e fóruns de idosos da Capital, com a presença de algumas das principais lideranças que trabalham pela defesa dos direitos dos idosos.

A nova gestão começa com um perfil bastante diferente das eleitas nos últimos anos. Pela primeira vez somente um homem estará na executiva. Três mulheres da executiva- a presidente, a vice e a vogal – são assistente sociais com especialização e larga experiência com políticas públicas para os idosos. Os dois presidentes das gestões que antecederam a essa continuam como conselheiros no mesmo grupo. Dos 45 conselheiros, 20 já passaram pelo GCMI antes, e se apresentam com um perfil mais conservador. Entre os 25 que estão assumindo pela primeira vez, 20 declararam nunca terem trabalhado diretamente com o movimento de idosos. Quase todos os novatos são oriundos do movimento organizado que discute as questões da Saúde. É a formação mais “jovem” da história do GCMI, com a maioria próxima dos 60 anos.

Como será essa convivência e a produtividade que resultará dela só o tempo dirá, mas parte dos que deveriam estar mais interessados nessa nova composição estiveram ausentes: os vereadores, que mesmo em ano eleitoral não se dispuseram a irem prestigiar os idosos com a sua presença, ou mesmo mandar uma mensagem por escrito. Pela mesa oficial da solenidade passaram somente o Vereador Celso Jatene do PR, que foi o Secretario Municipal de Esportes durante toda a gestão Haddad e o Vereador Salomão Pereira, do PSDB, que participa da Comissão do Idoso da Câmara Municipal.
O presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal – que somente foi instalada esse ano em junho, por insistência do ex-presidente Cel Rubens Casado, já que nenhum vereador queria assumir, também não mandou nenhuma mensagem. No site da Câmara Municipal de São Paulo nenhuma notícia se refere a cerimônia de posse na casa. Quando se busca por conselho municipal do idoso a última notícias que aparece é uma breve nota da posse de maio de 2014. Na foto de capa com destaque apenas para a homenangem realizada no memso dia pelo Dia Municipal do Taekwondo. Nas notícias da Comissão do Idoso a última que aparece é 29 de dezembro de 2015.

Discursos cobraram políticas públicas prometidas
Os dois discursos dos presidentes do GCMI apontaram para uma nova postura mais agressiva no relacionamento político do conselho com a Prefeitura. O Cel Rubens Casado que entregou ontem o cargo de presidente (mas continua como conselheiro) fez um balanço da sua gestão apontando os trabalhos que foram iniciados e que deverão ser continuados pela nova gestão. Ele não poupou críticas a falta de apoio de várias secretarias municipais, que não ajudam o Conselho no acesso as informações de interesse dos idosos da cidade. Lembrou que o Prefeito Fernando Haddad não assinou a regulamentação do Fundo Municipal do Idoso, hoje a bandeira mais reivindicada pelos idosos, e sequer deu uma satisfação do porquê não fazê-lo. Os maiores elogios foram destinados a Dra. Cláudia Maria Beré, Promotora de Justiça do Idoso, do Ministério Público do Estado de São Paulo, pelo trabalho de fiscalização e adequação as leis, junto as instituições que prestam serviço aos idosos na cidade. Esse trabalho que tinha começado na gestão em que era presidente Marly Feitosa (que também voltou como conselheira) foi intensificado nessa última gestão. A promotora, que também faz parte do CNDI- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa estava na mesa da solenidade.
Elizabeth Ferreira, a nova presidente, foi bastante enfática ao afirmar que a nova gestão vai cobrar das autoridades a regularização de projetos já aprovados e que se preciso for vai colocar os idosos na rua. Publicamente e também se dirigindo a Coordenadora da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura, Guiomar Silva Lopes, que estava na mesa do evento, solicitou uma audiência com o Prefeito Haddad ainda esse ano “antes que ele saia do cargo”. Ela disse ainda que as comissões vão trabalhar duro fazendo levantamento dos projetos já elaborados. Como militante da área da Saúde (ela é também presidente da Comissão da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) disse que esse será o segmento mais cobrado das autoridades.
Novas propostas
Além de se aproximar dos Fóruns existentes (são 22 oficialmente listados no GCMI, mas só 12 realmente se encontram com regularidade) os novos conselheiros estão interessados na proposta de assembleias regionais e estaduais, que na prática cria uma espécie de conferência permanente, com a intenção de manter mais contato com os idosos de toda a cidade.
Quem são os novos conselheiros eleitos
Desde a apuração das eleições, o Jornal da 3a Idade começou a fazer um trabalho de apresentação de cada conselheiro o que deverá estar pronto até o final da próxima semana. Na lista abaixo está disponibilizado o nome de cada conselheiro por região e com link para o perfil individualizado já pronto.
Quem são os novos conselheiros governamentais
A lei não define claramente a quantidade, mas diz que os idosos eleitos serão dois terços do colegiado. Como são 30 eleitos como titulares, logo 10 vagas são destinadas para conselheiros governamentais, que são aquelas pessoas indicadas pela secretaria municipal para representá-los. Também não existe obrigatoriedade de mudança.
O Jornal da 3a Idade está entrando em contato com cada secretaria para saber o nome de quem será a pessoa representante e solicitando uma entrevista com cada uma delas, para que falem do que existe na sua pasta para os idosos.
Conselheiros eleitos para defender os idosos da cidade de São Paulo até 2018
Texto do discurso do ex-presidente Cel Rubens Casado (vai disponibilizar)
Texto do discurso da nova presidente Elizabeth Ferreira ( vai dispobibilizar)
Conselheiros que representam o governo municipal no GCMI ( está sendo editado)
Para ampliar é só clicar na foto. Elas podem ser copiadas desde que citada a fonte ao publicá-las: jornal3idade.com.br
As fotos dessa matéria podem ser utilizadas por pessoas, com crédito para o Jornal da 3a Idade. Empresas e Prefeitura não podem utilizar sem autorização.
matérias relacionadas:
Conselho Municipal do Idoso de São Paulo tem nova Executiva 2016-2018
Cel Casado faz balanço da sua gestão no GCMI e as polêmicas do Conselho