Atividades em São Paulo lembram o Dia Nacional da Esclerose Múltipla

Abemzinha, feita de pano para reverter renda para a associação.
Abemzinha, feita de pano para reverter renda para a associação.
Abemzinha, feita de pano para reverter renda para a associação.

Durante o mês de agosto, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) promove atividades de conscientização sobre a doença em alusão ao Dia Nacional da Esclerose Múltipla, celebrado em 30 de agosto. O objetivo da campanha é disseminar informações sobre a doença e organizar atividades que estimulem a qualidade de vida dos pacientes.

A primeira atividade será no domingo, 14 de agosto, no Parque do Ibirapuera, das 10h às 15h. Na ocasião, o público poderá fazer aulas de zumba e, em clima de Olimpíadas, de ginástica rítmica. Haverá também a apresentação de Meire Rodrigues e João Bemol, dupla musical parceira da associação há anos. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público geral.

No dia 27 de agosto, sábado, acontece um bingo beneficente feito em parceria com o São Paulo Futebol Clube no Estádio do Morumbi. Com abertura conduzida pela atriz Bianca Rinaldi, que atua em prol das doenças raras, o evento tem como um dos prêmios principais uma camiseta autografada pelo elenco do time paulistano. Os ingressos – que já estão sendo vendidos na sede da Associação – têm o valor de R$10,00 cada, e dão direito a uma cartela por participante.

Em ambas as ocasiões, o público receberá informações sobre os principais sintomas da esclerose múltipla entre outras informações sobre a doença.

Será lançada a Abemzinha, mascote da associação, feita artesanalmente de pano em formato de margarida branca representando o afeto e a força de vontade dos pacientes que convivem com a doença. Quem adquirir a boneca, que já está disponível na loja entidade na Internet estará contribuindo com a causa.

A Esclerose Múltipla é uma doença crônica que ataca o sistema nervoso central e provoca lesões cerebrais e medulares. Os sintomas da doença variam de caso para caso, mas envolvem dormência nos membros, paralisia e perda de visão. Por ser uma doença rara (estima-se que aproximadamente 35 mil pessoas convivem com a doença no Brasil), a difusão de informações sobre a condição ao maior número de pessoas pode ajudar a ampliar o diagnóstico precoce e facilitar o acesso de pacientes ao tratamento. Dessa maneira, os eventos organizados pela ABEM geram visibilidade ao assunto para o público geral.

Evento de Conscientização no Parque do Ibirapuera
Quando:  14 de agosto, domingo, das 10h às 15h30
Onde: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP)
Quanto: gratuito e aberto ao público
Programação: 10h às 10h15min – Abertura –  Palestra Dia Nacional da EM com Wanda Tubertini (paciente da ABEM)
10h15min às 11h – Atividade aeróbica – Zumba – Grupo Tereza Fitness
11h às 12h30min –  Atividade aeróbica – Ginástica rítmica
12h30min às 13h – Enceramento das atividades aeróbicas e organização dos instrumentos
13h às 15h – Apresentação Meire Rodrigues e João Bemol (músicos)
15h às 15h30min – Encerramento

Bingo Beneficente no São Paulo Futebol Clube

Quando: 27 de agosto, sábado, das 16h às 21h
Onde: Estádio do Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi, São Paulo – SP)
Quanto: R$10 (vale uma cartela), aberto ao público
Para comprar a boneca http://loja.abem.org.br/

Sobre a Esclerose Múltipla

A doença é neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.

A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio e da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.

Estima-se que atualmente 35 mil brasileiros tenham Esclerose Múltipla¹, sendo mais de 12 mil cadastrados na ABEM.

Sobre a ABEM

A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – ABEM – atende pacientes de Esclerose Múltipla de todo o Brasil através de orientações por internet, telefone e e-mail. Em seu Centro de Neurorreabilitação, com sede em São Paulo, presta assistência e orientação de psicologia comportamental e cognitiva, neuropsicologia, fisioterapia, arteterapia, fonoaudiologia, neurovisão, terapia ocupacional, além de terapias de apoio e complementares. Também proporciona consultoria jurídica e serviço social para pacientes e familiares.

Fundada em 1984 por Ana Maria Levy e Dr. Renato Basile, a ABEM é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. É filiada à Multiple Sclerosis International Federation, sediada em Londres, que coordena as pesquisas sobre a EM no mundo todo.