Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Amazonas será dias 22 e 23/8

A presidente do CEI/AM _ Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, Kennya Mota Brito, assistente social e Mestra em Gerontologia. Foto: divulgação.

O CEI-AM – Conselho Estadual do Idoso do Amazonas com apoio governamental da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Fundação Dr.Thomas e FUNATI vai realizar sua  5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Amazonas na próxima semana, nos dias 22 e 23 de agosto, no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, em Manaus.

O tema será “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o mesmo de todas as conferências realizadas em todo o país. Na programação serão discutidas políticas de segurança pública, educação, saúde, assistência, esporte lazer e outras.

No primeiro dia, o encontro ocorre das 13h às 17h. O segundo dia de programação tem início às 7h, e segue até as 18h.  No encerramento serão escolhidos sete delegados para participar da próxima Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ocorrer em 2020.

Programação

22/08

13h – Credenciamento

14h – Leitura e aprovação do regimento

14h40 – Lanche

15h – Solenidade de Abertura

16h – Conferência Magna – “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, com Rodrigo Caetano Arantes (doutor em Demografia pela UFMG e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia)

23/08

7h30 – Credenciamento/lanche

8h10 – Mesa redonda – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Palestrantes: titular da Sejusc, Caroline Braz, e Doutora Simone Eneida Baçal de Oliveira (doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Mestra pela UFPB, Docente na UFAM, lotada no Departamento de Serviço Socia).

9h10 – Debate

9h25 – Dinâmica (‘Movimente-se), com o educador físico/gerontólogo Raimundo Araújo

9h30 – Mesa Redonda – “Educação – assegurando direitos e emancipação humana”, com o doutor Euler Ribeiro (Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade); e Jéssica Marinho Martins Sakuta (Mestra em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela PPGSS-UFAM, Assistente Social da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino, colaboradora e integrante da Rede de Atenção ao Idoso).

10h10 – Debate

10h25 – Mesa Redonda: “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, com representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e o Major Guilherme Sette (oficial da Polícia Militar do Amazonas e idealizador de projetos e ações voltados à Pessoa Idosa, na Segurança Pública, Major Guilherme Sette).

11h25 – Debate

12h – Intervalo para almoço

14h – Painel: “Os Conselhos de Direitos – seu Papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas”, com a assistente social, mestra em gerontologia e presidente do CEI/AM, Kennya Mota Brito.

14h30 – Debate

14h45 – Oficinas

16h – Plenária

17h – Escola de Delegados

18h – Encerramento