

O CMI- Conselho Municipal do Idoso de Piracicaba, no Interior de São Paulo, em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba, realizou no dia 25 de junho, a 1ª Conferência Municipal do Idoso, com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades”. O evento integrou a I Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos.
O objetivo do evento foi fortalecer a participação do público da terceira idade, propor diretrizes, além da discussão das propostas, e encaminhamento à Conferência Estadual do segmento.
Durante o credenciamento, os participantes prestigiaram um repertorio encantador de canções saudosas do coral “Cante outra Vez”. O coral da Estação Idoso é composto por 50 coralistas da terceira idade.

Na solenidade de abertura foi feita a leitura do Regimento Interno e, em seguida, passado a palavra aos componentes da mesa: o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Erler, do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nelson Ladeira, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Lúcia Santini, representante do prefeito de Piracicaba, João Francisco de Godoy – secretário de Esportes, representante da procuradoria, Dra. Janete Soares e representante da Secretaria de Saúde.
O presidente do Conselho, Nelson Ladeira, falou sobre a importância de buscar novas políticas públicas, lutar pelo cumprimento das leis e reivindicações dos direitos da terceira idade e também para os jovens, que serão os idosos de amanhã.
A secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, esteve na Conferência para falar sobre a importância da realização. “Desde que iniciamos essa gestão, temos buscado fortalecer os Conselhos Municipais para as reivindicações necessárias para os idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e o público LGBT”, disse.
Para abrir as atividades, a palestrante Dra. Gisleine Scavacini de Freitas abordou o tema da Conferência de forma expressiva e dinâmica, provocando no público, a efetiva participação na elaboração das propostas durante as discussões dos eixos: Gestão (Programas, projetos e ações); Financiamento (Fundo do idoso e orçamento público); Participação (Política e no controle social). Ao final das discussões foram votadas as propostas para o segmento idoso e as de Direitos Humanos.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da política municipal do idoso. É formado por membros do governo municipal e sociedade civil.
Conheça as propostas elaboradas na 1ª Conferência Municipal do Idoso
Eixo 1: Gestão (Programas, projetos e ações)