
A partir de hoje e até o dia 22 de maio, em todo o país, estará ocorrendo a campanha anual de vacinação contra a gripe.
A vacina, em dose única via injeção, que está sendo oferecida gratuitamente pelos postos de saúde e demais locais autorizados é trivalente pois contempla os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Phuket) que são os subtipos que circularam no inverno europeu e norte americano.
Nas clínicas particulares já existe uma vacina mais completa que cobre contra quatro tipos de vírus e é a única que pode ser aplicada em crianças a partir dos seis meses de idade.
Para todos os médicos o importante é acabar com o preconceito e não deixar de tomar a vacina que não provoca nenhuma doença posterior, evita complicações da gripe e só tem impedimento para tomar naquelas pessoas que são alérgicas a ovo.
Quem pode se vacinar grátis
Os beneficiados com a dose da vacina são: gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), crianças de seis meses a quatro anos de idade, adultos com mais de 60 anos, indígenas e trabalhadores na área de saúde, população privada de liberdade.
Os portadores de doenças crônicas também serão imunizados, no entanto, é necessário levar prescrição médica no dia em que comparecerem aos postos de vacinação. Esses grupos foram escolhidos justamente por que são mais suscetíveis a contraírem a doença, tendo potencial para levar, em alguns casos, a complicações mais graves, como a pneumonia.
A doença
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Os sintomas muitas vezes são semelhantes aos de um resfriado comum ou de doenças causadas por demais vírus e bactérias que comprometem as vias aéreas superiores: congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. Quem está contaminado e transmite a doença ao falar, espirrar, ou ao tocar as mãos de outra pessoa; nesse caso, o agente infeccioso é diretamente levado à boca, aos olhos e/ou ao nariz. Em casos mais graves a doença pode evoluir para a pneumonia, ou até mesmo levar a óbito.
A vacina quadrivalente contra a gripe
A nova vacina contra a gripe, com maior poder de cobertura para todas as idades, lançada pelo laboratório Sanofi Pasteur é a única com licença no Brasil que pode ser dada para crianças a partir de 6 meses de idade. Essa quadrivalente é diferente da vacina que está disponível grátis na campanha porque protege contra quatro cepas do vírus que causa a gripe: duas cepas A (subtipos H1N1) e H3N2) e duas cepas B (linhagem Victoria e Yamagata). A diferença daquela que está nos postos de saúde está somente numa linhagem de vírus B a mais (Vitória). O preço para aplicação varia conforme a clínica entre R$100,00 (cem reais) e R$150,00 (cento e cinquenta reais).
Tipos de vírus que causam gripe
Três tipos de vírus (A, B, C) são os causadores da influenza.
O do tipo A (sendo os subtipos mais frequentes H1N1 e H3N2) é o que mais comumente causa surtos e epidemias e o único capaz de originar pandemias, como a que aconteceu em 2009, pelo H1N1.
O tipo C é menos comum e tem impacto praticamente nulo na saúde humana.
O tipo B (linhagens Yamagata e Victoria), apesar de ocorrer com menor frequência, circula o ano todo e tem potencial epidêmico mais localizado.
Outras matérias importantes do mesmo assunto:
Uma nova vacina contra gripe, mais ampla, só está na rede particular
Pesquisas científicas demonstram a importância da vacinação em idosos
Nova vacina evita que idosos tenham pneumonia resistente a antibióticos