

A Pastoral da Pessoa Idosa, da igreja católica que somente em São Paulo tem mais de 3 mil líderes capacitados trabalhando junto a centenas de comunidades, com idosos carentes, também esteve presente na XIV Conferência Estadual do Idoso de SP, na participação de cinco das suas lideranças regionais.
Conceição, de São Paulo; Maria Lucia, de Campinas; Marlene de; Vania de São José dos Campos e Geraldo de, marcaram a presença da Pastoral da Pessoa Idosa, na XIV Conferência Estadual do Idoso de São Paulo.

Pastoral 10 anos
A PPI comemorou em 2015 10 anos de criada para organizar nas comunidades das paróquias o trabalho com idosos em situação de vulnerabilidade presta uma enorme contribuição, em todo o país, as questões do envelhecimento, seja na pratica direta, como também nos estudos, visto que só atua com pessoas que passam por capacitações com orientações gerontológicas.
Como a PPI começou
Nem todas pessoas sabem que a ideia do trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa nasceu nove antes, num encontro casual entre duas pessoas que tinham em comum além da dedicação à medicina, uma enorme vocação para ajudar os mais necessitados.
Numa tarde de 1993 o mau tempo reteve os passageiros no aeroporto de Londrina. Duas pessoas se dispuseram a falar das necessidades dos seus trabalhos: a Dra. Zilda Arns Neumann, coordenadora nacional da Pastoral da Criança e o Dr. João Batista Lima Filho, geriatra, na época presidente da seção Paraná da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
A Dra. Zilda voltava da celebração dos 10 anos da Pastoral da Criança, festejada em Florestópolis, no Paraná, e o Dr. João estava indo para Curitiba participar de um congresso da sua entidade.
Na conversa a Dra. Zilda contou que muitos líderes idosos da Pastoral da Criança pediam orientações para seus problemas de pressão alta, urina solta, insônia e outros. Também falou dos relatos das líderes que nas visitas encontravam muitas pessoas idosas e gostariam de saber orientar também sobre questões de envelhecimento.
O Dr. João Batista falou da vontade de criar uma rede de acompanhamento aos idosos, por todo o Brasil, nos moldes da Pastoral da Criança, levando conhecimento sobre as particularidades do envelhecimento para toda população.
Assim nascia a ideia da Pastoral da Pessoa Idosa que hoje está instalada em todo o Brasil, em 185 dioceses atendendo 145 mil idosos, com a colaboração de 25 mil voluntários.
A Dra. Zilda Arns faleceu tragicamente no terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de 2010. O Dr. João Batista, residente em Cornélio Procópio, no interior do Paraná, continua atuando junto a PPI, ao Conselho Nacional do Idoso e da SBGG. A coordenação Nacional da PPI só foi assumida pela Irmã Terezinha Tortelli, no dia 18 de maio de 2010, cinco meses depois que continua até hoje no leme para manter firme esse importante trabalho.
Reportagens relacionadas:
A Pastoral da Pessoa Idosa faz 10 anos com atendimento domiciliar para 176 mil idosos em todo o país
Pastoral da Pessoa Idosa de São João Clímaco comemorou 6 anos com Encontro de Corais
Assembleia da PPI Santana, em São Paulo, elegeu a nova coordenação
3º Encontro Anual da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Santo Amaro em São Paulo