Rio de Janeiro fez dias 30 e 31 de julho a 5ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa

Abertura da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro realizada nos dias 30 e 31 de julho de 2019. Foto: divulgação

A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro aconteceu na semana passada, realizada nos dias 30 e 31 de julho de 2019, nas dependências da UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Capela Ecumênica. Estiveram presentes 150 pessoas representantes de 60% dos 92 municípios do Estado, que realizaram suas conferências municipais.

Para a presidente do CEDEPI- Conselho Estadual para a Defesa da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro, a professora Sandra Rabello, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro superou as expectativas, levando-se em conta as dificuldades que o país atravessa no geral e nas específicas dos idosos.

Nossa expectativa era menor se levarmos em conta as dificuldades que as cidades tiveram de fazer suas conferências municipais. Cerca de 60% dos municípios do Rio de Janeiro fizeram seus encontros, mesmo não sendo como queriam, às vezes somente num período do dia, mas lutando para não deixar de debater os Eixos pré-determinados e os assuntos que são importantes para os idosos nesse momento. Tivemos a grata surpresa de perceber que todos que vieram se mantiveram firmes nos debates, nos dois dias de discussão. Muitas vezes as pessoas que se deslocam do Interior para um tipo de encontro desses querem aproveitar para conhecer a Capital e se dispersam, mas não foi o que aconteceu desta vez. Quem veio se manteve no debate nos dois dias, foi muito proveitoso, contou a presidente do CEDEPI, a professora Sandra Rebello.

As propostas votadas na conferência fluminense  estarão disponibilizadas em alguns dias, depois de findado o trabalho de sistematização. No entanto os destaques tornados públicos para quem não é do Rio de Janeiro foram: a moção de repúdio ao Decreto 9893/2019, como vem acontecendo em todos os encontros de lideranças idosas, em diferentes Estados do país, e a igual vontade já manifestada também em outros encontros de exigir que o governo federal cumpra a realização da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, agendada para novembro, há dois anos. 

Um momento de muita emoção para todos os presentes foi a apresentação de um vídeo com fotos da Maria da Penha Silva Franco, conselheira titular pela Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do RJ, falecida no dia 17 de julho passado (leia a notícia). Ela era uma pessoa reconhecida e estimada por lideranças de idosos de todo o Brasil. Assista o vídeo.