7ª Marcha Contra a Violência aos Idosos pelo Centro de São Paulo

7ª Marcha Anual de Conscientização Contra a Violência às Pessoas Idosas. Foto: jornal3idade.com.br
7ª Marcha Anual de Conscientização Contra a Violência às Pessoas Idosas. Foto: jornal3idade.com.br
7ª Marcha Anual de Conscientização Contra a Violência às Pessoas Idosas. Foto: jornal3idade.com.br

Na manhã, de ontem, 14 de junho, foi realizada pelas ruas do Centro da Capital, em São Paulo, a 7ª Marcha de Conscientização Contra a Violência às Pessoas Idosas, organizada por várias entidades que trabalham idosos.

O objetivo dos manifestantes foi, mais uma vez, chamar a atenção da população para um problema que infelizmente cresce na sociedade, que é a violência contra os idosos.

O protesto teve ainda a intenção de comemorar o 15 de junho- Dia Mundial de Combate à Violência Contra às Pessoa Idosas, instituído pela ONU- Organização das Nações Unidas e a OMS- Organização Mundial de Saúde. Em função da data ter coincidido com feriado de Corpus Christi, a manifestação foi antecipada.

7ª Marcha Anual de Conscientização Contra a ViolênciaA 7ª Marcha foi organizada pelas seguintes entidades: Abaesp- Associação dos Bancários Aposentados de São Paulo; GARMIC- Grupo de Articulação para Moradia de Idosos da Capital; Casa de Clara; Casa da 3ª Idade Tereza Bugolin; CRECI- Centro de Referência da Cidadania do Idoso; Movimento Idosos Solidários; Núcleo da Terceira Idade Entra que a Casa é Sua; Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento e RPDI- Rede de Proteção e Defesa dos Idosos.

Onde denunciar

No Brasil, a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos tem o serviço do Disque 100 para acolher denúncias de violência contra pessoas idosas. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal Disque 100 ou pelo endereço eletrônico Disque Denúncia.

Quem mais comete violência contra a pessoa idosa são as pessoas que estão mais próximas, na maioria das vezes morando na mesma casa. Pior, em 54% das denúncias registradas os filhos predominam entre os suspeitos. (ler matéria com dados).

Resultado imediato

No final da 7ª Marcha os manifestantes se concentraram na frente da Prefeitura de São Paulo e conversaram com o Secretário de Relações Governamentais, da Prefeitura de São Paulo, Milton Flávio Marques Lautenschlager que vai receber uma comissão de idosos, na próxima segunda-feira dia 19 de junho (ler matéria).