
O 5º Mapeamento de Experiências Exitosas de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, uma parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS), do Ministério da Saúde, e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto de 2017. As adesões são gratuitas e podem participar gestores, profissionais de saúde e interessados em geral de todo o país.
A iniciativa, que tem por objetivo conhecer e dar visibilidade a boas práticas de municípios, estados, Distrito Federal no campo da saúde da pessoa idosa, existe desde 2013 e visa a escolher, a cada ano, nas cinco regiões do Brasil, as 14 melhores práticas.
Segundo projeção da população brasileira feita pelo IBGE, o país possui em torno de 207 milhões de habitantes, sendo que a população de pessoas com mais de 65 anos seria de 8,46%. O IBGE estima que em 2020 este número pulará para 9,42%. Daí, a importância do Mapeamento que visa também incentivar estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS)
Conforme as regras do edital, “as experiências mapeadas podem estar relacionadas aos diferentes níveis de cuidados, da Atenção Básica à Especializada, desenvolvidas, por exemplo, junto a Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Atenção Domiciliar, Atenção Hospitalar, entre outras, assim como experiências ligadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIS”.
As experiências serão analisadas por um comitê avaliador composto por representantes de gestores, pesquisadores, controle social, Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida (Criança, Adolescente, Jovem, Adulto (a) e Idoso (a) –CIASCV/CNS, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – CNDPI, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS/OMS, ICICT/Fiocruz, Ministério da Saúde e outros, convidados pela COSAPI. As 14 selecionadas receberão o “Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa, no âmbito do SUS” e todas as experiências inscritas, que estiverem de acordo com os critérios do Edital serão disponibilizadas no site Saúde da Pessoa Idosa, com destaque para as premiadas.
Para saber os requisitos necessários para se inscrever no 5º Mapeamento de Experiências Exitosas de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa é preciso ler com atenção o Edital. Para outras informações, os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/COSAPI/DAPES/SAS/MS, SAF Sul, Trecho 2, lotes 5/6, Torre 2 – Ed. Premium – Térreo – Sala 14, telefone (61) 3315-6226 e e-mail idoso@saude.gov.br
Cronograma da 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa
Etapa |
Período |
1ª – Inscrição |
03 de julho a 31 de agosto de 2017 |
2ª – Avaliação das experiências inscritas |
1º a 21 de setembro de 2017 |
3ª – Divulgação dos resultados |
06 de outubro de 2017 |
4º- Apresentação das 14 experiências selecionadas |
Novembro de 2017(data a definir) |