ABRAPA no RJ faz seminário sobre Pessoa Idosa e Familiares em 13/6

0cfbe458-54db-4c4f-a276-c578dc19e77bNa terça-feira, 13 de junho, está marcado no CCJF-Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio de Janeiro, o seminário interdisciplinar Pessoa Idosa e Familiares: Apoio do Direito e da Medicina, para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Nesse XIX Seminário da ABRAPA serão palestrantes: a médica Jussara Moté e o Desembargador Federal, Paulo Freitas Barata. O evento tem entrada franca, aberta a todos os interessados.

A iniciativa é da ABRAPA- Associação Brasileira de Psicologia Aplicada e para saber mais do evento, o Jornal da 3ª Idade conversou com a presidente da entidade, Profª Dra. Dina Frutuoso, autora de livros sobre o envelhecimento, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Associação Nacional de Gerontologia ANG-RJ.

Jornal da 3ª Idade– Como o evento vai abordar a questão da Violência Contra a Pessoa Idosa, estando o Rio de Janeiro com muitos problemas em abrigos públicos?

Profª Dina Frutuoso– Os problemas dos Abrigos do Estado estão sendo tratados na Comissão de Pessoas com Deficiência da ALERJ que já realizou uma Audiência Publica chamada pelo seu presidente Deputado Estadual Marcio Pacheco e no Fórum Permanente de Defesa da Pessoa Idosa- Fórum PNEI RJ, com a Associação de Funcionários do Abrigo Cristo Redentor e entidades ligadas ao Envelhecimento da nossa população.  Os seminários anuais da ABRAPA, em conjunto com CCJF são realizados desde 2009 ano em que decidimos marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Nossa ênfase é educativa e informativa. Nosso objetivo é alertar para as 10 formas de violência já catalogadas e mostrar que há apoio a ser solicitado. Distribuiremos também a fitinha roxa e solicitamos às pessoas presentes que sejam multiplicadores das informações. Nesse evento de 2017 será distribuído o Estatuto do Idoso oferecido pela Comissão da ALERJ, listagem de telefones uteis, Cartilha de Cidadania oferecida pela Magistratura em palestra com medica e desembargador federal, que responderão as perguntas dos participantes.

Jornal da 3ª Idade– No Balanço Nacional das Denúncias de Violações de Direitos Humanos, da Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos, os números apontam que em 54% das denúncias registradas os filhos predominam entre os suspeitos. Como a Psicologia Aplicada pode colaborar para mudar esse quadro?

Profª Dina Frutuoso, no encontro da ABRAPA de 2016.
Profª Dina Frutuoso, no encontro da ABRAPA de 2016.

Profª Dina Frutuoso– Sim parentes próximos são os maiores agressores de pessoas idosas que pelo envolvimento afetivo muitas vezes sofrem caladas. Incentivamos todos os que presenciarem algum ato contra a pessoa idosa denuncie. Foi-se o tempo em que coisas de casa eram “deles’. A Psicologia aplicada busca fundamentação do Art. 22 do Estatuto do idoso que fala sobre educação dos mais jovens a fim de diminuir o preconceito. Levamos informes do alongamento da vida e para os idosos procuramos que aumentem a autoestima, a fim de se empoderarem para saber como se defender de alguma agressão. Oferecemos debates e estudos dirigidos do Estatuto do Idoso, bem como visitas a locais que oferecem oportunidade de contato com especialistas para informação. Temos o nosso projeto escola Barra da Tijuca – Voluntários na Sala de Aula com professores do 3ºano (não dão aula servem de ponto de referência para alunos com mais dificuldade). Temos apoio do Conselho tutelar e da comissão da Defesa da Criança e Adolescente da OAB Barra da Tijuca.

Jornal da 3ª Idade–  A senhora, além de escritora, tem um trabalho junto aos meios de comunicação.

Profª Dina Frutuoso– Precisamos muito dos meios de comunicação e no tocante às pessoas idosas o ART 24 do Estatuto do Idoso explicita: Os meios de comunicação manterão espaços ou horários especiais voltados aos idosos, com finalidade informativa, educativa, artística e cultural e ao público em geral sobre o processo de envelhecimento.   No meu livro 100Tenários, onde entrevistei 15 pessoas de 100 a 107 anos, todas lúcidas, apresento várias facetas do que pode ocorrer. Também tenho um programa de rádio, toda terça-feira, às 7h20 ao vivo, na Rádio Rio de Janeiro. O blog Grupo do Recreio nos ofereceu há dois anos a coluna 3ªidade onde escrevemos a cada mês sobre temas pertinentes ao assunto.

 

Centro Cultural da Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 centro

Rio de Janeiro RJ