
A cidade de Vinhedo, a pouco mais de 40 minutos da Capital, em São Paulo, realizou a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no dia 30 de janeiro de 2015, no anfiteatro da Secretaria de Assistência Social.
O evento contou com a presença da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sonia Alves Pereira; da secretária interina de Assistência Social, Iolanda Nunes Dias; da secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim; do secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin; do secretário de Esporte, Gustavo Zampieri (Tubarão); do vereador Alexandre Viola (primeiro secretário da mesa representando o Poder Legislativo), do vereador Valdir Barreto, membros do Conselho Municipal, representantes de entidades e da população.
A II Conferência teve como tema o mesmo que deverá nortear a IV Conferência Nacional, em Brasília, em dezembro de 2015: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa idosa – Por um Brasil por todas as idades”, com o desafio de colocar a pessoa idosa no debate em relação às ações e políticas públicas previstas em legislação, no Estatuto do Idoso e na Polícia Nacional do Idoso.
O objetivo da Conferência é consolidar e ampliar os direitos da pessoa idosa, definindo prioridades a serem consideradas pelos gestores públicos e fiscalizadas pelo Conselho.
O prefeito Jaime Cruz abriu a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vinhedo e no seu discurso ressaltou os dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que destacam a cidade como o município que apresenta o melhor índice de longevidade e de expectativa de vida na RMC – Região Metropolitana de Campinas, com a média de 77,68 anos.
“Só conquistamos estes dados porque em Vinhedo cuidamos do bem-estar das pessoas em todas as faixas etárias, desde a infância, passando pela adolescência, fase adulta, até chegar à terceira idade. Nos próximos meses daremos início ao projeto de ampliação do programa Quero Vida para aumentarmos o atendimento de idosos em situação de semidependência em Vinhedo. Também estamos projetando a criação de uma sede para as atividades da terceira idade na Capela, além das propostas aprovadas na Conferência que iremos analisar. A Conferência serve para girarmos a roda e avançarmos com apontamentos de novos rumos para melhorarmos a vida da população de Vinhedo”, comentou o prefeito Jaime Cruz. “Em Vinhedo valorizamos os idosos, desenvolvendo várias políticas e iniciativas que privilegiam seu bem-estar, seja por meio de ações na área da saúde, educação, cultura, esportes e lazer ou de assistência social, mas a participação da sociedade é importante para a exposição de informações e ideias que nos ajudarão, significativamente, a avançar e a criar novas iniciativas e projetos que beneficiem constantemente este público tão importante da nossa sociedade”, completou.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sonia Alves Pereira Costa, comentou que os idosos devem ter um papel importante na sociedade. “Ser cidadão é analisar, compreender a realidade e criticá-la, por isso a Conferência é um importante espaço de discussão para a participação e tomada de decisões”, declarou.
Durante a Conferência a secretária interina de Assistência Social, Iolanda Nunes Dias, destacou a história do Conselho do Idoso e resultados obtidos através da primeira Conferência de Vinhedo, realizada em 2011.
“O programa Quero Vida foi criado para formar o ciclo de proteção ao idoso, dentro da política de assistência social; foi criado também o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social que oferta serviços especializados a idosos que sofrem violação de direitos; sem falar da elaboração do fluxograma de atendimento à violência doméstica contra a pessoa idosa”, comentou. A secretária destacou ainda o Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos – grupo Bem Viver onde são realizadas de atividades de convívio, esporte, lazer e cultura com mais de 1.500 idosos; a parceria com a entidade Lar da Caridade, pelo programa Selando Parcerias, em que a Prefeitura repassa recursos financeiros para execução de serviços específicos, entre outros programas da Prefeitura.
O vereador Alexandre Viola ressaltou os 15 anos do Conselho do Idoso e a sua importância à sociedade.
Durante a Conferência também foram discutidas ações de responsabilidade da sociedade e da família, além da importância dos idosos exercerem e exigirem seus direitos para fortalecimento da democracia e da participação popular.
Palestra mestra
A assistente social da Prefeitura e gerontóloga, Denise Aparecida Francisco, ministrou palestra sobre o tema da Conferência.
Propostas apresentadas
Para fortalecer ainda mais as políticas públicas de atendimento ao idoso no município, foram apresentadas diretrizes e aprovadas propostas a serem implantadas em Vinhedo nos próximos anos. Foram organizados grupos de trabalho para debaterem eixos temáticos e apresentação das propostas. No eixo Gestão, Financiamento e Intersetorialidade nas áreas da Assistência Social e Saúde foi debatida a necessidade de implementação e efetivação da rede integrada de ações intersetoriais de assistência social, saúde, educação, esporte e cultura.
A implantação de trabalhos em pequenos grupos de idosos nos serviços (Grupo Bem Viver, Esporte e Cultura) para esclarecimentos sobre cidadania foram ações aprovadas no eixo participação política e de controle social. Em relação à gestão, financiamento e intersetorialidade nas áreas da Justiça, Previdência Social, Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Habitação e Transporte foram apresentadas a necessidade de ampliação de atividades esportivas para idosos na região da Capela e alteração da lei do estacionamento exclusivo para contemplar idosos que estão sendo conduzidas por um familiar, além de outras propostas aprovadas durante a Conferência.
Eleição dos delegados