UERJ publica a cartilha “Idosos nos Domicílios, Pandemia e Procedimentos Pós-Abertura”

O projeto “Recursos Comunitários à Pessoa Idosa” que é desenvolvido na Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI – Universidade Aberta da Terceira Idade, da UERJ- Universidade Estadual do Rio de Janeiro, publicou ontem (15/10) a cartilha Idosos nos Domicílios, Pandemia e Procedimentos Pós-Abertura.

A cartilha visa contribuir com informações que orientem a população a lidar melhor com os diversos protocolos que estão sendo elaborados por organizações em saúde.

Para a grade maioria das pessoas, a pandemia pode não trazer o perigo e preocupação preconizados pelos organismos de políticas de saúde. Vale lembrar que devemos conviver com as dificuldades de adaptação ao chamado “novo normal”. É importante ressaltar as dificuldades que crianças, adultos e idosos encontram para se adaptarem à quarentena. Para os idosos, vale lembrar que boa parte dos hábitos inclui alguma forma de congregação social, seja com amigos, familiares ou conhecidos. Então para melhor adaptação ao “novo normal” e a flexibilização aos novos protocolos para o convívio social do dia a dia, sigam todas as orientações prescritas por equipes de saúde e instituições de grande relevância nas ações educativas em saúde, explica Sandra Rabello, uma das autoras, que é assistente social, pós-graduada em Políticas Sociais, pós-graduada em Psicogeriatria, Especialista em Gerontologia pela SBGG e mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade.

A obra de autoria das professoras  Luciana da Silva Alcantara, Maria Clotilde B. N. Maia de Carvalho e Sandra Rabello de Frias está disponível no link da UERJ.