Terceira Idade de Sorocaba, SP, ganha um Clube de Cinema grátis

Idosos na primeira sessão do Clube de Cinema de Sorocaba. Foto: Emerson Ferraz/SECOMPMS
Idosos na primeira sessão do Clube de Cinema de Sorocaba. Foto: Emerson Ferraz/SECOMPMS

Imagine que bom poder ir ao cinema, com ingressos e pipoca de graça, e ainda escolher aquilo que vai assistir? Pois essa é a proposta para os idosos que queiram participar do “Clube do Cinema”, criado ontem, pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Sorocaba.

O projeto começou a funcionar ontem no Clube do Idoso Carlos Alberto Moura Pereira da Silva, no bairro Pinheiros, aberto para todos.  Os idosos aficionados por filmes e documentários terão exibições a cada 15 dias.

Os interessados que compareceram nesta primeira reunião, puderam escolher a frequência das sessões, os dias preferidos e apontar os filmes que desejam ver.

Coordenadora Iara Santoro do Clube do Idoso de Sorocaba Foto: Emerson Ferraz/SECOMPMS
Coordenadora Iara Santoro do Clube do Idoso de Sorocaba Foto: Emerson Ferraz/SECOMPMS

A coordenadora Iara Santoro explicou que a ideia é aproveitar o espaço privilegiado e, assim, oferecer mais uma opção de lazer e cultura. “Temos uma sala linda, com poltronas reformadas do antigo Cine Peduti, toda decorada e com ar condicionado, liberamos inclusive a entrada de convidados, para que eles possam trazer parentes, amigos e até os namorados”, explicou.

O aposentado Sebastião Godegues Albuquerque frequenta o Clube do Idoso há 2 anos para fazer ginástica e agora está empolgado com a novidade: “Sempre gostei de cinema, quando era criança vi ‘Os 10 mandamentos’ com a minha família, em Lençóis Paulista, e lembro até hoje da emoção. ”

Ismair França Lourenço chegou cedo para o encontro e estava preocupada em conciliar os horários das outras atividades com as sessões de cinema, para não perder nada. Ela se lembra que o primeiro filme que viu no cinema foi “Paixão de Cristo”, quando ela tinha 13 anos. “Fomos de bonde, eu, minha mãe e meu irmão, na Lapa, em São Paulo. Quando chegamos e vimos aquela telona, ficamos encantados”, contou.

A coordenadora propôs que cada aluno fizesse uma lista com os 10 filmes que gostaria de assistir. Silvia Resende, que mora no Parque São Bento e não se importa com a distância, estava organizando a sua lista: “Corações Sujos” (2011), “Doutor Jivago” (1965) e “Patch Adams” (1998) são filmes que tenho na minha casa e posso trazer para emprestar e assistir junto com o pessoal”, disse.

Primeira sessão

Os participantes sugeriram nomes e estilos diferentes de filmes para a primeira exibição e acabaram optando pelo longa de 2006, da África do Sul, “O Fazendeiro e Deus”, dirigido por Regardt Van Den Bergh. O filme foi sugerido pelo participante Sebastião: “É um filme lindo que contra a trajetória…” “Não conta! ” “Não conta! ” Pediram os colegas para não estragar a surpresa.

Se você tem mais de 55 anos e gosta de cinema, ainda dá tempo de participar. Basta comparecer à primeira sessão, que ficou marcada para o dia 1º de março, às 14h, no Clube do Idoso, que fica ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros.

Nesse primeiro momento, não precisa ser sócio, pode comparecer e, se gostar, depois fazer a carteirinha, apresentando um documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. “Vamos fazer do nosso clube um sucesso”, desafiou Iara Santoro.

 

 Contato: 15-3233-9592