PPI da Arquidiocese de São Paulo fez ontem reunião com coordenadoras

Coordenadoras e líderes da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo, na primeira reunião do ano de 2016. Foto: Jornal da 3a Idade
Coordenadoras e líderes da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo, na primeira reunião do ano de 2016. Foto: Jornal da 3a Idade
Coordenadoras e líderes da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo, na primeira reunião do ano de 2016. Foto: Jornal da 3a Idade

Aconteceu ontem à tarde, no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana, a primeira reunião Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa de São Paulo, coordenada pela advogada Conceição Aparecida de Carvalho.

Em paralelo também se realizou o encontro de coordenadoras e líderes da Diocese do Ipiranga.

A abertura do encontro ficou a cargo de três representantes _ Valéria, Dalva e Rosa- da Pastoral Ecumênica, que foram falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2016.

Missionárias da Pastoral Ecumênica de SP- Valéria, Dalva e Rosa, apresentando a Campanha da Fraternidade de 2016
Missionárias da Pastoral Ecumênica de SP- Valéria, Dalva e Rosa, apresentando a Campanha da Fraternidade de 2016

Campanha

Todo ano a igreja católica brasileira realiza a CF -Campanha da Fraternidade, trabalhando nas suas 10 mil paróquias em todo o país um tema e um lema que tratem de questões públicas relativas a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com o intuito de debater como o esforço individual e coletivo podem contribuir para mudar a realidade, independente das ações governamentais.

Para 2016 o tema escolhido foi “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

A cada cinco anos a Campanha da Fraternidade é ecumênica e assim trabalha em conjunto com igrejas de outras denominações.

A reflexão que a Campanha da Fraternidade de 2016 nos traz é sobre o problema a ausência dos serviços de saneamento básico em muitos lugares do nosso país, que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos. E quando uma pessoa perde a saúde não importa qual a sua religião, é um filho de um Deus único que está precisando da nossa ajuda, disse a missionária Valéria, ao explicar a CF , na abertura da reunião da PPI.

 A comissão ecumênica que organiza a Campanha de 2016 está formada pela Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil. Aqui você o vídeo oficial da Campanha.

PPI no Ipiranga

A Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese do Ipiranga está presente em 6 paróquias e faz o atendimento domiciliar, mensalmente, para cerca de 500 idosos, visita 439 famílias e conta com 102 líderes. Uma das coordenadoras também da assistência a um asilo da região.

Na reunião de ontem estavam as coordenadoras da Paróquia Santa Ângela e São Serapião, da Vila Morais; Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Vila Regente Feijó; da Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, da Água Funda e da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Vila Carolina.

No encontro foi decidido: o calendário das reuniões do ano; a eleição da nova coordenadora da PPI na Diocese, que será em junho, a agenda de capacitação de todos os líderes no dia 16 de abril, quando será apresentado o novo manual do facilitador e a mobilização da PPI para o Dia  1º de outubro, quando sera feita a celebração na Catedral da Sé, do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia

PPI na Arquidiocese

A Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de São Paulo está presente em quatro Dioceses- Lapa, Santana, Belém e Ipiranga – e faz o atendimento domiciliar, mensalmente, para mais de 3 mil idosos. Na reunião de ontem estavam as coordenadoras da Diocese da Lapa, do Belém, de Santana e do Ipiranga.