São Simão, SP, realizou seu III Fórum Municipal dos Direitos do Idoso em abril

Dr. William Daniel Inácio - Promotor de Justiça da Comarca de São Simão-SP que foi o palestrante do evento. Foto: João Butoh
3º Fórum Municipal dos Direitos do Idoso de São Simão com os grupos de idosos da cidade. Foto: João Butoh

São Simão, cidade da região metropolitana de Ribeirão Preto, distante 279 km da Capital, realizou no dia 26 de abril, seu 3º Fórum Municipal dos Direitos do Idoso, no período de 24 a 26 de abril, no “Centro de Convivência da Maior Idade Irineu Quartarola”.

A organização mais vez foi  do Grupo de Convivência Renascer da Terceira Idade que estipulou como temas do encontro de 2019 “O Envelhecimento na Sociedade do Séc.XXI” e “O Que podemos melhorar no município para a qualidade de vida do idoso”.

O palestrante do evento foi o Promotor de Justiça da Comarca de São Simão, Dr. William Daniel Inácio que abordou as diversas facetas da violência contra os idosos, violência e abandono, entidades de atendimento ao idoso, lazer, cultura e esporte, trabalho e respondeu várias perguntas dos idosos presentes.

Os grupos de debate levantaram as principais demandas da cidade que afligem os idosos: como a manutenção das calçadas pelos moradores, demora no atendimento do SAMU, rampas e faixas de pedestres, demora no atendimento médico, sistema falho de autorização para vacinas, entre outros problemas.

Dr. William Daniel Inácio – Promotor de Justiça da Comarca de São Simão-SP que foi o palestrante do evento. Foto: João Butoh

3º Fórum Municipal dos Direitos do Idoso de São Simão foi presidido por Francisco Moreira, presidente do Conselho Municipal do Idoso do município, contou com a presença de Adriana Pretel representando o Fundo Social de Solidariedade Adriana Pretel e também do Capitão da 4ª Companhia 51º B.P.M./I de São Simão-SP,PM Ricardo Costacurta Filho.

O documento final do encontro com as solicitações dos idosos ficou de ser encaminhado para aos devidos órgãos e instituições competentes. Foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos presentes o conteúdo de uma Carta de Repúdio pela extinção do CNDI- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Os idosos lamentaram a ausência das autoridades do Poder Legislativo. Nenhum vereador da cidade compareceu ao Fórum.

No ano que vem, ano de eleições municipais, a cidade de São Simão, deverá ter em julho, segundo o Sistema de Projeções Populacionais da Fundação Seade, 18% da população de idosos, entre o seus 15 mil habitantes.