São José do Rio Preto realiza o 1º Arraiá Julino para Idosos do CCI dias 24 e 26/7

A Prefeitura de São José do Rio Preto, cidade na região noroeste do Estado de São Paulo, por meio da sua Secretaria de Assistência Social, organizou para os idosos atendidos no Centro de Convivência do Idoso, nos dias 24 e 26 de julho, terça e quinta-feira dessa semana, das 13h30 às 16h,  o “1º Arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, realizado pela Coordenadoria de Proteção Social Básica, da Assistência Social, comandada pela secretária Maria Silvia Bastos.

Além das comidas típicas, os convidados vão participar da apresentação de quadrilha, dançando ao som do sanfoneiro Odilon. Também poderão se divertir em duas barracas de entretenimento: joga-bola-no-palhaço e bola-na-lata.

Duas duplas de adolescentes do Centro de Convivência da Juventude (CCJ) vão se encarregar do correio elegante, levando e trazendo mensagens, aumentando a integração entre os presentes.

 A finalidade é envolver os idosos que frequentam os grupos do SCFV, ministrados nos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos dois Centros de Convivência: o do Idoso (CCI) e o da Família (CCF), possibilitando com isso o acesso e estímulo à convivência, experiências, ampliando a visão histórica, os traços e a formação cultural de um povo, tendo como referência a região e sua tradição. Sabe-se que sempre que uma comemoração é repetida, ela tende a se perpetuar, a ser admirada e ter respeitadas as suas origens.

As comemorações juninas, trazidas de Portugal na época do Brasil-colônia, agora se estendem também ao mês de julho, figurando como importantes referências culturais no calendário brasileiro, dentre as várias manifestações festivas. Essa prática festiva tem diferentes características em todo o país e se apresenta como instrumento pedagógico relembrando tradições de cada região do Brasil.

O que antes era realizada na rua, na casa de familiares ou de amigos ao longo do tempo ampliou-se para a dimensão comunitária – agora em grupos, praças públicas, espaços privados, públicos e até hoje tem elementos da colonização do Brasil.

No Estado de São Paulo, as festas remetem à tradição caipira da região com doces e canções típicas e a tradicional quadrilha provém das danças realizadas nas festas da corte da realeza portuguesa no Brasil.

 

Local: CCI – Centro de Convivência do Idoso

Avenida Philadelpho Gouvêa Netto,785 – Anchieta

Data: 24 e 26/7

Horário: 13h30 às 16h

Mais informações: 3222-5118 e 3222-5137