

A cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, abriu ontem a segunda edição do JOCAVI- Jogos da Terceira Idade de São Bernardo do Campo, promovido pela Secretaria de Esportes da Prefeitura, que até o sábado 31 de agosto vai contar com a participação de 900 atletas com idades a partir de 50 anos, de 14 municípios.
Estão participando representantes de São Bernardo; Santo André; Barueri; Guarujá; Itapecerica da Serra; Itatiba; Mauá; Mogi das Cruzes; Santos; São Caetano; Suzano; Osasco; Atibaia e Ribeirão Pires.
Para todo o torneio foram programadas 18 competições esportivas, além de um baile de encerramento. As modalidades que estão sendo disputadas são: Coreografia, Buraco, Bocha, Tranca, Xadrez, Damas, Natação, Tênis de Campo, Voleibol simplificado feminino, Voleibol simplificado masculino, Tênis de Mesa, Dominó, Malha, Truco, Rummikub, Atletismo/Corrida, Atletismo/ Arremesso de peso e Dança de Salão.
O acendimento da pira olímpica foi feito pela ex-jogadora da seleção brasileira de handebol, Rose Anne Gomes Silva, considerada uma das melhores pivôs da geração que jogou de 1978 a 1999.
O juramento dos atletas foi feito pela professora Lúcia Helena, uma das organizadoras do 2º JOCAVI.
Como é de praxe dos torneios de terceira idade, a primeira competição , logo após a cerimônia de abertura, foi a Coreografia, vencida pelos anfitriões: São Bernardo repetiu a atuação do ano passado e foi campeã com a coreografia “Tuaregs no Oásis”. São Caetano ficou com a prata e Barueri com o Bronze.
O encerramento também está sendo organizado como uma grande festa, com a final da competição de Dança de Salão seguida de um baile aberto para todas as pessoas e com a presença dos atletas.