Praia Grande, SP, completou dia 19 de janeiro de 2019, 52 anos de emancipação. Foto: Secom/PMPGPraia Grande, SP, completou dia 19 de janeiro de 2019, 52 anos de emancipação. Foto: Secom/PMPG
Em busca de dar voz à população idosa, a cidade de Praia Grande, no Litoral Sul de SP, vai realizar, sua 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento será no dia 15 de março, das 8h30 às 13h30, no auditório Roberto Marinho, Rua José Borges Neto, nº 50, localizado no Bairro Vila Mirim. Antes da conferência principal, o assunto será discutido em encontros nas unidades do Programa Conviver.
Organizada pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), a Conferência tem como tema central os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel que as políticas públicas têm com esse público. Além disso, a violação dos direitos e a violência contra o idoso também serão focos de discussão.
A presidente do CMI, Maria Aparecida de Freitas, ressalta a importância da Conferência. “Essa é uma forma de dar voz para o idoso, fazer com que ele dê sugestões e também é uma maneira de avaliarmos como estão nossas políticas públicas e melhora-las ainda mais”.
Antes do evento, outras quatro Pré-Conferências serão realizadas em unidades do Programa Conviver. Nestes encontros, muitas atividades e dinâmicas serão realizadas para promover o assunto e conscientizar o idoso dos próprios direitos. Além disso, em cada uma delas, serão recolhidas todas as propostas de melhorias para serem apresentadas e votadas no dia da Conferência.
Confira as datas e os endereços das Pré-Conferências:
1º Pré-Conferência – 11/02 (segunda-feira), às 9h, no Conviver do Bairro Ocian (Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Avenida Vicente de Carvalho).
2º Pré-Conferência – 12/02 (terça-feira), às 14h, no Conviver Guilhermina (Rua Praia dos Sonhos, nº 245).
3º Pré-Conferência – 18/02 (segunda-feira), às 14h30, no Conviver Caiçara (Rua Maria Antunes Navarro, esquina com a Rua São Domingos).
4º Pré-Conferência – 20/02 (quarta-feira), às 9h, no Conviver do Bairro Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco).
O tema- em todoso os encontros- será o mesmo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em Brasília, em novembro de 2019: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.
Temas que serão debatidos em todo o país
Os eixos ficaram assim determinados:
I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.
II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.