PPI Paulistana participou da XIV Assembleia Geral em Curitiba

Dra. Conceição A. de Carvalho, coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo com a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora da PPI Nacional. Foto: tirada durante a assembleia em Curitiba.
Dra. Conceição A. de Carvalho, coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo com a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora da PPI Nacional. Foto: tirada durante a assembleia em Curitiba.
Dra. Conceição A. de Carvalho, coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo com a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora da PPI Nacional. Foto: tirada durante a assembleia em Curitiba.

A coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo, a advogada Conceição Aparecida de Carvalho participou da XIV Assembleia Geral Ordinária da PPI, em Curitiba, na semana passada. Em entrevista ao Jornal da 3ª Idade ela contou como foi o encontro e a importância dele para o trabalho que hoje atende mais de 106 mil famílias, em todo o país.

Jornal da 3ª Idade – Como foi a XIV Assembleia Geral Ordinária da PPI?

Dra. Conceição A. de Carvalho – Esse encontro em Curitiba, foi um marco para o fortalecimento da Pastoral da Pessoa Idosa, nas regionais. Houve uma inovação e fortalecimento da espiritualidade, com a celebração da missa no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, celebrada pelo Arcebispo de Curitiba e Presidente da PPI Dom Peruzzo, que é um biblista, sendo transmitida ao vivo, pela Rede TV Evangelizar, com a passagem pela “Porta Santa”.

Jornal da 3ª Idade – Houve oportunidade de troca de informações entre os participantes estaduais?

Dra. Conceição A. de Carvalho –  Foi importante, além do fortalecimento da espiritualidade, a unidade dos integrantes da PPI de todos os Estados do país, trocando informações, conquistas, dificuldades do ano de 2015 e já traçando metas para o ano de 2016.

Jornal da 3ª Idade – Quais foram as principais apresentações da Assembleia?

Dra. Conceição A. de Carvalho – Foi apresentada a Cartilha dos Direitos da Pessoa Idosa, que será distribuída para todos os membros da Pastoral. Esteve presente o Arcebispo Emérito de Curitiba Dom Pedro Fedaldo, o casal de longa caminhada na Pastoral, que participaram do primeiro guia do Líder, Sr. Donato Ferrari e Sra. Théde Souza Ferrari. Houve, também,  apresentação de palestras explicativas, relacionadas aos temas dos direitos das pessoas idosas, como: Direitos e  ecomendações, Construindo saberes,  Dialogando e Recomendações das Nações Unidas. Foi informado também que será publicado um fascículo das 5 experiências com as sistematizações realizadas na PPI em 2014, por ocasião dos 10 anos da Pastoral. A nossa experiência de São Paulo, onde foram acompanhadas pessoas idosas que residem em apartamento, está lá.  Foi esclarecido e reforçado o projeto “Porta a Porta, contra a violência a pessoa idosa”, relacionadas as oficinas para capacitação do novo guia do líder. Foi também apresentada a nova redação do Regimento Interno da Pastoral. Conhecemos ainda a nova Sede da Pastoral, que está em fase de reforma, assumindo a missão do compromisso da ação entre amigos.

Jornal da 3ª Idade- Foram feitas homenagens?

Dra. Conceição A. de Carvalho – Foram homenageadas a Dra. Zilda Arns e a Cecília Feliciano, como grandes colaboradoras da PPI. Também foi feita a minha apresentação, perante a assembleia na condição de estar assumindo a missão no lugar da Cecília, como Coordenadora Arquidiocesana.

Jornal da 3ª Idade-  O que significa a da irmã Terezinha ao cargo de coordenadora nacional da PPI?

Dra. Conceição A. de Carvalho – Significa uma unanimidade de apoio nacional e o reconhecimento das lutas que ela abraçou e vem conquistando pela causa da PPI, principalmente no aspecto econômico, na constante busca por recursos financeiros, para uma melhor condição de cumprimento dessa tão nobre missão.