
A Pastoral da Pessoa Idosa da Igreja da Consolação, no Centro da capital, em São Paulo, fechou hoje, domingo 2 de dezembro, o processo de capacitação do Guia do Líder, necessário para formação dos primeiros voluntários que vão atuar no seu entorno, trabalho que havia sido iniciado em agosto passado.
O Padre José Roberto Pereira, pároco responsável pela paróquia e por todo Setor Santa Cecília, da Região Episcopal Sé, na Arquidiocese de São Paulo, ao final da celebração da missa do meio dia oficializou perante a comunidade o início da PPI. Ele convidou os idosos presentes a se integrarem e apresentou os primeiros líderes que a partir de fevereiro irão começar a fazer as visitas domiciliares aos idosos e promover um “café conversa” mensal para debater os assuntos de interesse da comunidade mais velha.
No início da formação no meio do ano o grupo era maior, mas por motivo de saúde alguns se afastaram e hoje quatro pessoas assumiram o início da PPI da Consolação: a assistente social Maria da Graça Valente, Dullo, a jornalista Hermínia Brandão, o administrador de empresas Douglas Teixeira e o engenheiro Ivan Eder Salvioni, que será o coordenador.
A capacitação foi ministrada pela coordenadora da PPI, na Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho, pela coordenadora e capacitadora Eunice Lopes Alves e pelas líderes da PPI na Região do Ipiranga, Helena Rodrigues e Elisabete Galo Falset.
Conforme explicou na sua explanação durante a capacitação, a catequista, Eunice Lopes Alves, os líderes devem começar a procurar primeiramente aqueles idosos que sempre participaram da paróquia e que hoje não estão saindo de casa, mas a orientação é a mesma para todas as pessoas idosas que possam atender.
As pessoas que tiverem interesse em se cadastrar para participar das próximas capacitações devem procurar a Irmã Janete, na igreja. Qualquer pessoa pode participar, jovens, adultos e idosos. A Pastoral da Pessoa Idosa tem caráter ecumênico aberta para todas as pessoas.