A Defensoria Pública do Distrito Federal, em Brasília, OAB-DF- Ordem dos Advogados do Brasil, seção Distrito Federal e a SBGG-DF-Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Brasília, estão organizando para o próximo dia 21 de outubro, um seminário intitulado Política Nacional do Idoso: Velhas e Novas Questões.
Para entender como ele está sendo estruturado e a sua importância dentro das comemorações do mês do idoso, o Jornal da 3ª Idade entrevistou a Dra. Paula Ribeiro, Defensora Pública do Distrito Federal e Mestre em Gerontologia, que está na organização do evento.
Jornal da 3ª Idade– O evento que a senhora está ajudando a organizar está marcado para exatamente seis meses depois da 4ª Conferência Nacional do Idoso, também realizada em Brasília. Quais são as velhas e as novas questões que o evento pretende abordar, visto que na conferência a impressão da maioria foi que as questões dos idosos continuam as mesmas?
Dra. Paula Ribeiro– Entendo que as questões que envolvem a temática do idoso são muito anteriores às Conferências. O Estado e a sociedade continuam tendo dificuldades em encarar o envelhecimento como uma política pública premente. O seminário se propõe a justamente debater o panorama da velhice no Brasil, após 20 anos da Política Nacional do Idoso.
Jornal da 3ª Idade– Em 2016 completamos 20 anos de regulamentação da Política Nacional do Idoso, que norteia as mesas do evento. Para vários gerontólogos ela ainda é muito desconhecida e por isso não seguida como devia por empresas, instituições e os próprios governos, nos três níveis. O evento vai debater isso?
Dra. Paula Ribeiro– A Política Nacional do Idoso é uma legislação vanguardista, todavia a prática tem nos mostrado que não passa de uma carta de boas intenções do Estado. O envelhecimento é um tema transversal que perpassa diversas políticas setoriais, mas não tem recebido a devida prioridade em nenhuma área, nem mesmo pela pasta responsável pela coordenação da política do idoso, em todos os níveis de governo. O seminário é fruto de um livro que será publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, cuja organização ficou a cargo dos Drs. Alexandre de Oliveira Alcântara, Ana Amélia Camarano e Karla Giacomin, e trata justamente de uma coletânea de estudos de diversos gerontólogos e pesquisadores da área sobre as perspectivas do envelhecimento e a construção de uma política efetiva para a população idosa brasileira. Durante o evento será feito o lançamento do livro, com a presença de diversos autores.
Jornal da 3ª Idade– Para quem esse vento está sendo feito? Quem serão as pessoas que estarão participando do Seminário?
Dra. Paula Ribeiro – O evento é gratuito e aberto ao público em geral, pois entendemos que esse tema precisa estar na pauta de toda a sociedade, não sendo uma questão afeta apenas aos gestores ou profissionais que trabalham com esse segmento populacional. A s inscrições podem ser feitas pelo site www.defensoria.df.gov.br