Personal Evandro Felix aponta vantagens da musculação em idosos

O personal Evandro Felix, do Mozione - Studio Funcional, localizado na Mooca., SP.
O personal Evandro Felix, do Mozione – Studio Funcional, localizado na Mooca, SP. Foto: divulgação

A musculação que até alguns anos atrás era vista como atividade para jovens e atletas, a cada dia ganha espaço no debate da manutenção da saúde e da qualidade de vida dos idosos. Depois dos 60 anos a perda de massa muscular acelera,  principalmente entre as pessoas sedentárias, por isso a musculação orientada e adaptada passou a ser importante.

O personal Evandro Felix, do Mozione – Studio Funcional, localizado na Mooca, na Zona Leste de São Paulo explica porque as pessoas idosas devem ficar atentas ao seu condicionamento físico e procurar orientação de técnicos especializados.

Jornal da 3a Idade – A diminuição da massa muscular nos idosos é igual para homens e mulheres?

Evandro Felix – A perda de massa muscular no idoso se dá numa porcentagem um pouco maior nos homens, porém, normalmente eles possuem mais massa muscular do que as mulheres. E elas, por sua vez, iniciam esse processo de perda de massa muscular mais cedo do que os homens por conta do fator menopausa, perda de hormônios. Proporcionalmente, podemos dizer que homens perdem cerca de 25% e mulheres 22%.

Jornal da 3a Idade – Toda pessoa idosa terá perda muscular?

Evandro Felix Biologicamente e geneticamente falando, é natural que com o avanço da idade as pessoas percam massa muscular e óssea. Entretanto, o indivíduo que treina com frequência retarda esse processo e diminui consideravelmente a perda de massa magra.

Jornal da 3a Idade – Geralmente quem mais reclama são as pessoas mais magras, já que nelas a perda fica mais evidente. Elas são as mais prejudicadas?

Evandro Felix Se levarmos em consideração que a pessoa magra possui menos massa magra que um indivíduo dentro do peso ou acima dele, a tendência é que sim, sofra mais, por exemplo, com o declínio da coluna, pois não há massa suficiente para sustentá-la. A imunidade também é mais baixa nessas pessoas pela falta de gordura reserva, que poderá ocasionar outras complicações.

Jornal da 3a Idade – Como recuperar a musculatura e o condicionamento físico nas pessoas idosas?

Evandro Felix Primeiro passo, identificamos o perfil do idoso. Se existem doenças em articulações, limitações cardíacas e doenças pré-diagnosticadas. Com essas informações em mãos, elaboramos um programa de treino gradativo, de acordo com a aptidão física do aluno. O progresso nos treinamentos será dado conforme a resposta ao estímulo pelo idoso. Sim, é possível ganhar massa muscular independente da idade. Porém, esse processo é mais lento com o passar dos anos, já que temos uma queda do metabolismo, bem como das massas magra e óssea, como já foi dito.