Oficina Cultural Terceira Idade apresenta teatro em Itaquera dia 12/12

Idosos participantes das oficinas de teatro de 2014. Colaboração de texto de Karina França/Poisis com fotos de DeborahNicoll Griffith
Idosos participantes das oficinas de teatro de 2014. Colaboração de texto de Karina França/Poisis com fotos de DeborahNicoll Griffith
Idosos participantes das oficinas de teatro de 2014. Colaboração de texto de Karina França/Poiesis com fotos de DeborahNicoll Griffith

O espetáculo Aboio–Um Canto que através da dança e do canto mostra a vida e a trajetória do sertanejo vaqueiro, seus valores, suas alegrias e seus desencantos, promovido pela Oficina Cultural Terceira Idade, da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo, será encenada na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, no dia 12 de dezembro de 2014, às 15h, com entrada grátis.

A atração é o resultado de uma série de atividades voltadas especialmente ao público idoso, desenvolvido entre os meses de abril e agosto pelo projeto Núcleo Cênico-Musical.

Inspirado visualmente na série Retirantes, de Cândido Portinari, o espetáculo que tem trilha sonora ao vivo revela as tradições da cultura popular pernambucana.

O diretor teatral, Gerson Fontes, que coordena a Oficina Cultural Terceira Idade falou ao Jornal da 3ª Idade sobre a participação dos idosos nesse trabalho de formação cultural:

Jornal da 3ª Idade  Os idosos são os atores?

Diretor Gerson Fontes -Os idosos são participantes das oficinas de teatro, canto popular, danças brasileiras, dança circular que fizeram estas oficinas na programação regular do 2º trimestre de 2014.

Ensaio da Oficina Terceira Idade no Parque da Água Branca. Colaboração de texto de Karina França/Poisis com fotos de DeborahNicoll Griffith
Ensaio da Oficina Terceira Idade no Parque da Água Branca. Colaboração de texto de Karina França/Poiesis com fotos de DeborahNicoll Griffith

Jornal da 3ª Idade–  Quantos participam em cena?

Diretor Gerson Fontes – Entre atores, cantores e dançarinos, são 85 idosos participantes nesta atividade.

Jornal da 3ª Idade–  Quantos idosos fizeram essa oficina em 2014?

Diretor Gerson Fontes – Nas Oficinas do Núcleo Cênico foram 100 idosos, contando com os aderecistas que participaram da Oficina de Máscaras e adereços para cenografia.

Jornal da 3ª Idade–  E quantos se inscreveram na programação de 2014?

Diretor Gerson Fontes – Foram 910 inscritos nas atividades de formação cultural (oficinas e workshops). Nas atividades de difusão cultural (palestras, exibição de filmes) tivemos um público de 1504 pessoas de janeiro até o mês de setembro de 2014. Entre as duas modalidades atingimos um público de 2414 pessoas nesse período. Devido à mudança que tivemos do antigo prédio da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no bairro do Brás para o Parque da Água Branca, no Espaço 1, em outubro, não tivemos a programação do 4º trimestre.

Jornal da 3ª Idade–  Quantos idosos já participaram desde 2002?

Diretor Gerson Fontes – Tenho essa informação a partir de 2007, que foi quando assumi a coordenação do projeto que era gerenciado pela Secretaria da Cultura do Estado de SP, e posteriormente pela organização social de cultura ASSAOC.  De 2007 até 2011 – ano em que a POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, a organização social que gerencia equipamentos culturais do governo do estado de São Paulo, entre eles, as 22 Oficinas Culturais, assume a administração do projeto Terceira Idade tivemos 27.775 participantes. Nesse período realizávamos também um projeto Itinerante que consistia em atendimento e parcerias com grupos, entidades e associações que desenvolviam ações com o público idoso. No projeto externo chegamos a ter nesse período cerca de 180 grupos. De 2012 até 2014 tivemos 4318 participantes somente na sede. Podemos dizer que, entre 2007 e 2014 tivemos 31.793 participantes.

 Jornal da 3ª Idade–  Quando começam as inscrições para a programação de 2015?

Diretor Gerson Fontes – As inscrições para a programação do 1º trimestre acontecem a partir de 13 de janeiro de 2015.=

Espetáculo:  Aboio – Um Canto
Dia 12 de dezembro – sexta-feira – 15h
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera
Classificação: livre   Grátis
Ficha Técnica:
Coordenação do Núcleo, dramaturgia e direção geral: Zé Antônio do Carmmo
Coordenação de área: Luiz Anastácio (danças brasileiras), Alan José da Silva (danças circulares), Wander Rodrigues (máscaras e adereços), Alessandro Ferreira e Emily (canto popular e regência)
Elenco: participantes do Núcleo Cênico-Musical da Oficina Cultural da Terceira Idade
Formação musical: Emily (voz), Francisco Andrade (viola caipira), Luciano Vazzoler (teclado), Marco Rochael (clarinete), Edson Tadeu (gaita cromática) e André Carminhola (percussão e voz)

Oficina Cultural Terceira Idade
Coordenador: Gerson Fontes
Parque da Água Branca – Espaço 1
Avenida Francisco Matarazzo, 455 – bairro da Água Branca –Capital SP
www.oficinasculturais.org.br