

O cantor e compositor João Gilberto comemora hoje 85 anos de vida e 65 anos de carreira artística. Nascido em Juazeiro, da Bahia, é um artista polemico entre os brasileiros mais velhos e bastante desconhecido pela juventude atual.
É considerado o pai da Bossa Nova, o movimento da música popular brasileira lançado no final dos anos 50 que conquistou grande espaço na música internacional e fez despontar alguns dos mais importantes cantores e compositores nacionais.
Sua característica sempre foi a de se apresentar sozinho, munido apenas da voz e do violão, mas fez apresentações especiais em shows de artistas importantes no Brasil e na Europa. É considerado pelos críticos de música estrangeiros como o artista que levou a música popular brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão.
João Gilberto é considerado também como um dos mais influentes no jazz americano no século XX. Recebeu prêmios importantes de muitos países e ganhou o Grammy, mais prestigioso prêmio da indústria musical mundial, nos anos 60 quando o mundo fervilhava de novidades.
Ele é pai da cantora de Bebel Gilberto de 50 anos, filha da cantora Miúcha, irmã de Chico Buarque de Holanda e de Luiza de 12 anos, filha da jornalista Cláudia Faissol.