Morreu aos 90 anos o dramaturgo Dario Fo, vencedor do Nobel de 1997

Dario Fo em 2008. Foto: divulgação

O escritor, dramaturgo e ator italiano Dario Fo, vencedor do Nobel de Literatura em 1997, morreu hoje em Milão, na Itália, aos 90 anos, depois de  dias internado com problemas respiratórios.

Dario Fo em 2008. Foto: divulgação
Dario Fo em 2008. Foto: divulgação

Dario Fo nasceu no dia 24 de março de 1926 no pequeno município de Sangiano, província de Varese e pelo conjunto da sua dramaturgia ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1997.

As rádios de todo o mundo estão creditando a Agencia Ansa de notícias, as informações sobre sua internação. Segundo elas, o diretor do departamento de Pneumologia do Hospital Sacco, Luigi Legnani, aonde Fo estava hospitalizado, teria informado que o escritor havia sido internado há 10 dias por uma insuficiência respiratória ligada a uma doença pulmonar existente há anos.

Dario Fo deixa um filho, Jacopo, fruto de seu longo casamento com Franca Rame, sua companheira por mais de 50 anos, falecida em 2013.

Conhecido pela língua afiada dizia que a sátira é a maior das armas e que era mesmo a arma mais eficaz contra os poderes porque o riso liberta o homem dos seus medos.