Escritora Lygia Fagundes Telles, com 92 anos, indicada pelo Brasil ao prêmio Nobel de 2016. Foto: divulgação UBE
A escritora Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, foi indicada ontem pela União Brasileira de Escritores (UBE) para a o Prêmio Nobel de Literatura de 2016.
Para o presidente da UBE, Durval de Noronha Goyos, a sua eleição pela diretoria da entidade foi unanime pois “ ela é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”.
O anúncio do Nobel de Literatura deve acontecer em outubro deste ano em Estocolmo, na Suécia.
Lygia
Paulistana, Lygia Fagundes Telles tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês e inglês; italiano, polonês, sueco e tcheco, além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e televisão. Recebeu prêmios como Camões (2005) e Jabuti (1966 e 1974).
Brasileiros indicados
Nenhum brasileiro venceu o prêmio até o momento, mas outros autores nacionais já foram indicados à Academia Sueca que indica o Prêmio Nobel. Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar, estão entre eles.
Mulheres
Ao todo 112 pessoas já ganharam o Nobel de Literatura, mas somente 14 delas foram mulheres.
Selma Lagerlöf nascida em 1858 na Suécia, Selma Lagerlöf foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura, em 1909.
Svetlana Alexievich, em 2015, autora de “Voices From Chernobyl”, uma grande reportagem sobre o maior acidente nuclear da história feita a partir de entrevistas com mais de 500 pessoas que sofreram com a explosão da usina de Chernobil, na Ucrânia, em 1986, foi a 14ª mulher ganhadora do Nobel.