

No final da cerimônia de inauguração do Centro Dia Sefras Idoso, na Zona Leste da Capital, em São Paulo, na segunda-feira, 17 de maio, o Jornal da 3ª Idade conversou com a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Toledo Temer, que na sua fala no evento disse que até o final da atual gestão municipal a cidade contará com 16 Centros-Dia para os Idosos.
Jornal da 3ª Idade– Quantos Centros-Dia existiam em São Paulo para os idosos e quanto estarão concluídos até o final da sua gestão?
Secretaria Luciana Toledo Temer– Em São Paulo não existia nenhum Centro-Dia para Idosos, organizado a partir do poder público municipal. Foi na gestão do Prefeito Fernando Haddad que São Paulo ganhou esse tipo de equipamento. Na nossa meta de governo tínhamos a ideia da abertura de 15 centros dia, que é um serviço intermediário entre o acolhimento institucional do idoso, quando a família não pode ou não quer ficar por alguma razão. Ele é diferente dos núcleos de convívio espalhados pela cidade que servem aos idosos com autonomia. Os centros-dia são para aqueles idosos que não podem ficar em casa sozinhos, mas que a família não quer institucionalizar. Então a família deixa durante o dia para uma organização em parceria com a Prefeitura tomar conta desse idoso e a noite leva ele para casa. É um espaço que não havia e que é muito importante para evitar que os idosos sejam institucionalizados.
Jornal da 3ª Idade- Quantos equipamentos como esse são necessários para a cidade de São Paulo ofereça qualidade de vida para as famílias que não podem pagar equipamentos particulares?
Secretaria Luciana Toledo Temer– Nós temos uma proposta de pelo menos um em cada Subprefeitura. ( a Secretaria ficou de passar para serincluida nessa entrevista a lista de todos os centro dia)
Jornal da 3ª Idade- Quanto custa montar um Centro Dia?
Secretaria Luciana Toledo Temer- Hoje nós temos condições orçamentárias para abrir 16 e eles estarão aptos até o final da nossa gestão.(a Secretaria ficou de repassar, para ser incluída nessa entrevista a lista de custos dos centro dia)
Jornal da 3ª Idade– Se a Prefeitura regulamentar a criação do Fundo Municipal do Idoso não vai ajudar a conseguir recursos para mais equipamentos como esse?
Secretaria Luciana Toledo Temer– Eu acho que a criação do Fundo é uma iniciativa importante.
Jornal da 3ª Idade– Por que está difícil sensibilizar o Prefeito Haddad para ele assinar a criação do Fundo?
Secretaria Luciana Toledo Temer– Não acho que seja falta de sensibilização. A Prefeitura tem uma série de questões jurídicas importantes em relação ao Fundo ainda não resolvidas. Não é somente uma vontade política. É uma demanda importante e está na agenda do Prefeito.
Jornal da 3ª Idade– Existe uma solicitação dos grupos organizados da Região Centro, para a criação de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência). A senhora tem alguma notícia sobre isso?
