Comemoração do aniversario de 86 anos de Laura Favaron, na UBS N. Sra. do Brasil Foto: jornal3idade.com.br
Quando acordou na última terça-feira, dia 14 de fevereiro, Laura Favaron não imaginava que o dia do seu aniversário de 86 anos seria comemorado com uma festinha, que ia ganhar vários presentes e receber a vista de várias pessoas que ainda não conhecia.
Moradora do bairro do Bixiga, no Centro da Capital, em São Paulo, ela sabia que teria que ir à na UBS Nossa Senhora do Brasil, ao contrário de receber a visita dos seus agentes, como sempre acontece, ao receber as meninas funcionárias do PAI- Programa de Acompanhamento do Idoso.
Laura, nascida no bairro do Paraiso, em São Paulo mora sozinha, perdeu seu companheiro há 10 anos e não tem filhos. Seu vínculo familiar é com a sobrinha e o núcleo familiar dela, que não fazem parte do seu dia a dia, pois moram no Rio de Janeiro. Ela se sente amparada e resiste à ideia de passar o dia fora do seu apartamento.
Por isso, ficou surpresa quando chegou na sala da UBS Nossa Senhora do Brasil, na Rua Almirante Marques Leão e encontrou várias pessoas que lá estavam somente para lhe prestigiar.
A ideia de fazer uma festinha foi da coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, na Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho que já a tinha visitado em sua casa na companhia da assistente social Lia Débora, da SMADS- Secretaria Municipal de Assistencia Social.
Laura Favaron é atendida pelo serviço social da Paróquia Nossa Senhora da Achiropita – que fica na Rua Treze de maio- e que deverá ser a primeira igreja da Região Sé, da Capital de São Paulo, a implantar a PPI- Pastoral da Pessoa Idosa.
Laura não gosta de falar da São Paulo antiga, dos anos 30, da sua infância. Diz que puxar pela memória traz muitas saudades, mas como gosta de fotografias ficou de mostrar, numa visita no seu apartamento, os vários álbuns que tem e que retratam uma São Paulo muito diferente.
A assistente social, supervisora do PAI da UBS Nossa Senhora do Brasil, Ana Maria Florentino de Macedo, afirma que Laura é uma das mais queridas entre os 107 idosos que são atendidos no bairro, pela sua equipe