Zilda Arns da Pastoral Idosa, na mostra “Mulheres que Mudaram o Brasil”

Caricatura da Dra. Zilda Arns, fundadora da Patoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, feita pelo artista plástico e sociólogo Toni D’Agostinho.
Caricatura da Dra. Zilda Arns, fundadora da Patoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, feita pelo artista plástico e sociólogo Toni D’Agostinho.

A caricatura da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa, é um dos desenhos especiais que homenageiam mulheres na exposição Mulheres que Mudaram o Brasil, em cartaz até o fim do mês, na Estação República, da Linha 3-Vermelha do Metrô, de São Paulo.

Para valorizar as carreiras de mulheres que se destacaram ao longo da história do país, o artista gráfico Toni D’Agostinho expõe caricaturas acompanhadas de textos biográficos da antropóloga Natália Negretti. São ilustrações que retratam ícones da música, da literatura e da dramaturgia brasileiras, além de nomes que marcaram época em profissões de pouca representatividade feminina.

A mostra apresenta artistas como a instrumentista Chiquinha Gonzaga, conhecida por ser a primeira pianista de choro e autora da famosa canção “Ó Abre Alas”. Entre outras homenageadas estão Inezita Barroso, popularmente chamada de “Dama da Música Caipira”, e Elza Soares, dona de uma das maiores vozes do samba nacional.

Entre os destaques em literatura, aparecem Cora Coralina, poetisa e contista goianiense considerada uma das maiores autoras de língua portuguesa do século 20, assim como Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira e Carolina de Jesus, uma das mais importantes escritoras negras do Brasil.

As ilustrações também prestigiam nomes da área da saúde, como a renomada médica psiquiatra Nise da Silveira, que teve a carreira marcada pela oposição às formas agressivas de tratamento em hospitais psiquiátricos, com trabalhos de pesquisa reconhecidos internacionalmente. Além da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa.

Exposição Mulheres que mudaram o Brasil

Estação República, da Linha 3-Vermelha do Metrô, de São Paulo

até 31 de março de 2017