A Fundação Seade, a agência de estatísticas do Estado de São Paulo, divulgou na semana passada o estudo Evolução Populacional com dados por idade e sexo para o estado, regiões e municípios. As projeções consideram as tendências dos componentes demográficos: fecundidade, mortalidade e migração, a partir das estatísticas do Registro Civil.
É possível ter um mapa da Pirâmide Etária no Estado de São Paulo até 2050, o que será muito importante para pesquisa de estudiosos e, principalmente, para os novos governos municipais, que a partir do ano que vem estarão responsáveis pela elaboração de políticas públicas.
Desde 2017 que o SEADE publica, em seu site, o Sistema de Projeções Populacionais para os 645 municípios paulistas, os 96 distritos da capital e as regiões administrativas do Estado. Os dados podem ser visualizados na tela, impressos, ou ainda copiados por download.
Segundo o mais novo estudo, o Estado de São Paulo deverá ter, em 2025, uma população de quase 46 milhões de pessoas, sendo delas 17,6% de pessoas idosas. Serão mais de 8 milhões de paulistas com mais de 60 anos precisando de produtos e serviços específicos.
GeoSeade mapas
A Fundação também atualizou o GeoSeade mapas com a localização de todas as Unidades de Pronto Atendimento – públicas e privadas do Estado de SP. Os dados são de Junho de 2020. Há dados de outros equipamentos de saúde como UBSs, clínicas, consultórios, hospitais e unidades de saúde mental.
A base é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Estão todos os equipamentos públicos e particulares.
Para acessar as informações é só clicar no Mapa, em seguida no menu da direita clique em incluir mais camadas e selecione o tema “Equipamentos” e depois “Saúde”.