O Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento está convidando cidades da Grande São Paulo para participarem do encontro que está marcado para o dia 29 de junho, no Teatro Adamastor, em Guarulhos, quando seus coordenadores pretendem criar a Regional Alto Tietê.
O Fórum Paulista- que nasceu em julho de 2017- vem realizando reuniões com intuito de debater duas das mais importantes necessidades dos idosos de São Paulo: combater a Violência Contra a Pessoa Idosa e implementar na rede de ensino a determinação do Artigo 22, do Estatuto do Idoso, que estabelece o ensino de conteúdo sobre envelhecimento, nas escolas.
Os temas debatidos tratarão de ações necessárias na Educação para abordar as questões do envelhecimento e a importância da convivência entre gerações. A mesa dos palestrantes contará com profissionais que atuam com Gerontologia e Educação, sob a coordenação da psicóloga Zina Costa, do “Instituto Acolher, de Guarulhos”.
Programação dia 29 de junho de 2018 em Guarulhos
13 h 30– Recepção, distribuição de material e assinatura da lista de presença;
14 h Apresentação do Grupo de Dança Sênior, coordenado pela Profª Virgínia Conceição Salvador
14 h 15 Abertura com explicação das propostas do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento
14h 20 Nomeação das autoridades presentes e chamamento para saudação na tribuna. Anúncio das cidades e entidades
14h 25Secretário de Assuntos Difusos de Guarulhos, Lameh Smeili, apoiador do evento, faz sua saudação
14h 30 – Composição da mesa dos palestrantes :
Palestra 1: Como o Art.22 do Estatuto do Idoso está sendo implementado pelo MEC, pelo Dr. Bahij Amin Aur, Consultor em Educação, Advogado, representante da OAB no CNDI- Conselho Nacional do Idoso, no qual é presidente em exercício.
15h Palestra 2: Políticas Públicas para a integração do idoso junto às novas gerações, pelo doutor em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona, José Carlos Ferrigno, ex-coordenador do trabalho com idosos do SESC, autor de livros sobre trabalho Intergeracional.
15h 40 Relatos de Experiências do trabalho do tema envelhecimento nas escolas de SP