Fórum do Cidadão Idoso do Colegiado Leste fez evento para comemorar seus 20 anos

Mesa solene de abertura. Foto: jornal3idade.com.br
Mesa solene de abertura. Foto: jornal3idade.com.br
Mesa solene de abertura. Foto: jornal3idade.com.br

O Fórum do Cidadão Idoso Colegiado Leste, que congrega parte dos representantes de trabalhos com idosos da Região mais populosa da cidade, comemorou na última quarta-feira, dia 14 de setembro, 20 anos de existência.

A celebração foi feita numa solenidade que lotou o auditório da UNICID- Universidade de São Paulo, no Tatuapé, empresa parceira do Fórum, que cede espaço para as suas reuniões há 18 anos. Estavam presentes cerca de 250 pessoas.

O evento foi prestigiado por militantes do movimento de idosos de várias localidades da Capital, alguns deles fundadores de outros Fóruns de Idosos, por gerontólogos de diferentes áreas, por funcionários públicos municipais e estaduais que atuam na área do idoso.

Na mesa solene de abertura estavam presentes: a coordenadora da Coordenadoria do Idoso, da Prefeitura de São Paulo, Guiomar Lopes da Silva; a presidente do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, Elizabeth Ferreira; a defensora do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública de São Paulo, Renata Flores Tibyriçá; a coordenadora do Fórum do Idoso da Zona Leste, Maria Cecília Teodoro Sanches; o promotor de justiça, do Ministério Público de São Paulo, Delton Esteves Pastore; a professora da PUC-SP, Maria Antonieta Guerreiro; a representante do IPGG- Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, mais conhecido como CRI-Leste, Regina Garcia e a professora, coordenadora do Serviço Social da UNICID, Sonia Martinho.

Hora do Parabéns pelos 20 anos do Fórum da Zona Leste. Foto: jornal3idade.com.br
Hora do Parabéns pelos 20 anos do Fórum da Zona Leste. Foto: jornal3idade.com.br

Também foi composta uma mesa com representantes dos demais colegiados de trabalhos com idosos na cidade de São Paulo, que puderam fazer um breve relato das conquistas desses fóruns para os idosos nos seus territórios.

Remo Vitorio Cherubin falou pelo Interfórum e pelo Fórum do Idoso do Ipiranga; Madalena Costa Nigri, do Fórum da Capela do Socorro, representou a Zona Sul. Edvaldo Ferreira Santos, do Fórum de Itaquera, representou a Zona Leste. Creusa Maria Silva, da RPDI-Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa representou a Zona Centro. Terezinha Euzébio Vasques, do Fórum do Idoso Santana/Tucuruvi, representou a Zona Norte. A coordenadora dessa mesa foi a Fabiana S. Almeida Abdou Guergues, coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Associação Reciclázaro. Antônio Almeida, ex-presidente do GCMI e membro do Fórum Leste, foi o mestre de cerimônia do evento.

Apresentações culturais

O Coral Bem-Estar, regido pela maestrina Graziella Hessel, do NCI- Bem-Estar da Melhor Idade, da Prefeitura de São Paulo, radicado no Parque São Lucas apresentou duas canções.

Foi bastante emocionante para todos nós participarmos da festa de aniversário de 20 anos do Fórum do Idoso Leste.  Nosso coral tem histórias para contar e cantar. Ele existe há mais de 4 anos, ensaiando uma vez toda semana, com o objetivo de desenvolver uma atividade que envolve o desenvolvimento da memória emocional e cognitiva, percepção auditiva de emissão sonora, expressão, entre outros, trabalha a ansiedade, eleva a autoestima, a solidariedade. Temos 60 integrantes, a metade com idades de 80 idade de 92 anos. Somos patrocinados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Paulo, falou Graziella Hessel, compositora, cantora e violonista.

O Grupo Viver Melhor, de coreografia, do N.C.I- Viver Melhor na Vila Mara, bairro de São Miguel Paulista, dirigido pelo Prof. Marco Antônio, montado em 2010, apresentou a dança Cabaré e Pantera Cor de Rosa.

Desde o início do projeto, eu levei como proposta de trabalho para os idosos, atividades variadas que permitissem a inclusão e participação de todos. Fazemos jogos, gincanas, esporte, ginastica corretiva, alongamentos e danças. Nossa equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física e dança, atende uma grande demanda de idosos entre frequentadores do Núcleo Viver Melhor e visitas aos impossibilitados nas residências. O grupo coreográfico mantem a sua base com algumas renovações, temos várias coreografias que são ensaiadas para apresentações de acordo com a vontade da maioria e dependendo dos eventos que somos convidados. Trabalhamos a música e a memória afetiva no processo de criação, resumiu o coreografo, Marco Antônio.

O Grupo AMOJAP, de São Miguel Paulista, dirigido pela Prof. Roberta Souza, apresentou danças afro.

O Grupo do NCI- Respeito e Dignidade, coreografado pelo Prof. Rodolfo levou 40 idosos e fez a plateia dançar junto, se apresentando músicas sertanejas bem conhecidas.

Esse grupo pertence a Supervisão de Assistência Social de Vila Prudente e tem parceria coma SMADS- Secretaria Municipal de Assistência Social para atender 100 idosos, dentro do distrito de São Lucas. O gerente deste serviço chama-se Givaldo Azevedo Melo e a organização que mantém parceria com a SMADS é a CIAP- Centro de Assistência Social e Formação Social São Patrício, explica a assistente social, Aidee Miranda Souza, técnica supervisora da Supervisão Regional de Assistência Social de Vila Prudente.

As comemorações terminaram com o tradicional Parabéns. A idosa encarregada de segurar o bolo foi Francisca Apparecida Marcucci, do Fórum Centro, a mais idosa presente no encerramento da festa.

Texto da assistente social Maria Cecília Teodoro Sanches, uma das fundadoras do Fórum do Cidadão Idoso Colegiado Leste, sobre a comemoração dos 20 anos 

As fotos podem ser utilizadas, desde que citada a fonte: jornal3idade.com.br   Empresas e Prefeitura somente mediante solicitação. Para ampliar é só clicar em cima da foto.