Faculdade da 3a Idade de Maceió, faz Festival de Ditados e Provérbios

001f57c0-ce46-43e3-865d-fa0f36de4063A FACIMA-TI- Faculdade da Cidade de Maceió para Terceira Idade, idealizada pelo professor, jornalista e gerontólogo Francisco Silvestre dos Anjos, com a iniciativa do Curso de Fisioterapia da entidade, está desde a última terceira feira com uma atividade diferente que pode se transformar numa boa ideia para integração com as faculdades de todo o pais.

O 1º Festival de Férias Julina, de Frases, Ditados e Provérbios está sendo promovido pela FACIMA-TI com a parceria do Observatório do Idoso Alagoano – OIA e pela Escola do Estatuto do Idoso – EEI e pelas Livrarias Paulinas.

Para contar sobre a iniciativa dessa atividade nas férias, o Jornal da 3ª Idade conversou com o Professor Francisco Silvestre dos Anjos.

Jornal da 3ª Idade– Por que fazer um evento nesse período em que todas as faculdades de terceira idade do país estão de férias?

Prof. Francisco Silvestre, dos Anjos– Devido ao período julino, aqui em Alagoas, ter um clima com temperaturas baixa e de muita chuva levando a pessoa idosa a se recolher mais em casa, a se agasalhar com mais frequência e com muito mais vestes e a intervir no seu ritmo e estilo de vida pelo oferecimento das férias acadêmicas. O período também serve para descentralizarmos as atividades da faculdade buscando outros ambientes e conceitos geográficos, sempre com atividades diferenciadas do projeto pedagógico dos cursos da faculdade. Além de proporcionar o envolvimento de outras pessoas e conquistando nova amizades.

Jornal da 3ª Idade O senhor encontra diferenças nas atividades da Faculdade para a Terceira idade de Maceió das demais do país?

Prof. Francisco Silvestre dos Anjos– Em Alagoas há duas universidades e nossa faculdade para a terceira idade. As universidades seguem e copiam os modelos nacionais. A FACIMA-TI foi um projeto idealizado e baseado através de pesquisas e estudos em todo território nacional e internacional. É uma junção de tudo que há de mais positivo da gerontologia na busca de oferecer processos acadêmicos que produzam ações relevantes e intervencionais biopsicossociais.

Jornal da 3ª Idade– Quando foi criada a FACIMA-TI?

Prof. Francisco Silvestre dos Anjos– Ela foi criada no dia 5 de dezembro de 2008 durante um colóquio gerontológico realizado pela FACIMA, dando início as suas aulas, no dia 10 março de 2009, quando foi promovida uma aula inaugural com uma palestra cultural. O evento que também foi marcado pelo aniversário da Cidade de Maceió (193 anos) teve várias celebrações distintas e inéditas. O colóquio gerontólogico iniciou às 15 horas com a exibição videofonográfico do Hino Nacional Brasileiro e em seguida com a também emocionante exibição videofonográfico (com imagens de idosos alagoanos e suas ações) do Hino de Alagoas. Na sequência da programação inédita, a diretora geral da instituição, Ana Paula Nunes estendeu boas-vindas aos representantes do segmento no Estado e entregando de forma simbólica as chaves da Faculdade, e logo em seguida, todos descerram com assinaturas em um Livro de Ouro, a criação da Faculdade da Cidade de Maceió para a Terceira Idade, a FACIMA – TI. As entidades representantes do segmento idoso que estiveram presentes e que seus membros assinaram testemunhando com caneta de tinta dourada, foram: a Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade – ABCMI/AL; a Federação das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Alagoas – FAAPIAL; o Clube Paulinas para a Melhor Idade – PAUMI; o Instituto da Melhor Idade – IMI; a Pastoral do Idoso / AL, o Conselho Municipal do Idoso, o Conselho Estadual do Idoso e diversas outras autoridades presentes.