Em 4/5 fecha prazo de regularização dos Títulos de Eleitor para votar em outubro

Termina na próxima quarta-feira, 4 de maio, o prazo para alistamento, transferência e regularização de título de eleitor para possibilitar votar nas próximas eleições marcadas para outubro.

As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, onde houver. Nesses dias, cinco cargos estarão em disputa: Presidente da República, Governador, Senador, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Quase sempre as eleições são definidas já no primeiro turno. O segundo turno só acontecerá nos municípios com mais de 200 mil eleitores, quando no local nenhum dos candidatos conseguir metade mais um dos votos válidos no primeiro turno. Nesse caso, os dois candidatos mais votados disputarão novamente.

Votar é ter consciência da sua cidadania

O voto da pessoa idosa é muito importante para eleger os representantes políticos do país, porque carrega a memória da história contemporânea. Por isso, mesmo para quem já tem 70 anos e tem seu voto é facultativo, é importante usufruir dessa conquista, que é uma garantia constitucional.

No Brasil, os eleitores idosos, com 60 anos ou mais, totalizam cerca de 31 milhões, o que representa 20% do eleitorado geral de 2022. Há duas décadas os idosos representavam apenas 13%.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral de SP, até o começo de abril  o número de idosos aptos a votar no Estado era de 4.062.887 (60 a 69). Os idosos com mais de 70 anos, que têm o voto facultativo, somavam 2.852.044.

Biometria continua suspensa

Eleitores e eleitoras não precisam fazer a coleta biométrica neste ano para poderem votar nas Eleições de 2022.  O cadastro da biometria está suspenso desde o início da pandemia em 2020.