Educador físico alerta sobre exercícios físicos da terceira idade no Verão

O educador físico Rodrigo Poli.
O educador físico Rodrigo Poli, profissional do CQV -Centro de Qualidade de Vida,academia com serviços completos para Atividade Física Supervisionada.
O educador físico Rodrigo Poli, profissional do CQV -Centro de Qualidade de Vida,academia com serviços completos para Atividade Física Supervisionada.

A prática de exercícios físicos durante o verão deve ser feita de maneira cuidadosa, pois o clima quente pode atingir o corpo de várias formas. Para quem prefere exercícios ao ar livre a atenção deve ser redobrada, segundo o educador físico de Centro de Qualidade de Vida, Rodrigo Poli.

“O uso constante de protetor solar é imprescindível para ajudar na prevenção dos raios solares, bem como óculos de sol e boné, para proteger o rosto e os olhos. Porém, o mais adequado é escolher horários em que o sol não esteja tão prejudicial, como no começo da manhã ou no final da tarde”, comenta. Em todas as ocasiões, se hidratar bastante e ter uma alimentação adequada é essencial.

Para quem se exercita em locais fechados, como a prática da musculação, por exemplo, precisa manter um ambiente bem arejado e por isso exercícios ao ar livre são mais convidativos, seja pelo contato com a natureza ou pelo ambiente, que ainda pede alguns cuidados especiais.

“Existem horários em que o raio ultravioleta B, principal causador de câncer de pele, tem maior incidência, sendo assim, deve-se evitar exposição ao sol entre 11h e 17h e para estados que não entram no horário de verão brasileiro das 10h às 16h. Mesmo com o tempo nublado, deve-se tomar cuidado, pois a radiação ultravioleta B pode atravessar as nuvens”, conta Rodrigo Poli.

Nesta época do ano os esportes mais atrativos são os relacionados à piscina e praia, e a hidroginástica surge como uma proposta interessante para idosos pois: seu risco de lesões é baixo em comparação aos exercícios em solo pelo fator do baixo impacto. Além disso reúne uma série de benefícios, como ganho de equilíbrio, aumento de flexibilidade, facilita o retorno venoso pelo efeito da pressão hidrostática, bom para quem tem varizes, melhora a capacidade respiratória do corpo, socialização entre outros.

Entretanto, para quem quer ficar longe da água, atividades como Tai Chi Chuan e Lian Gong, também podem ser excelentes alternativas, pois, além de fazer bem para mente, também melhoram o equilíbrio, a circulação e a postura. Outra atividade altamente recomendada para idosos, e muito conhecida, é a musculação, pois, ao contrário do que muitos pensam, a modalidade possui vários fatores de segurança como, por exemplo, o fato de ser uma atividade intervalada, que permite a recuperação do organismo.

Os benefícios da musculação são muitos, porém os principais são: aumento da densidade óssea – importante para quem tem osteoporose -, aumento de força muscular – importante para a coordenação motora -, aumento do metabolismo basal – importante para o controle do peso corporal, pois promove saúde cardiovascular, diminui a pressão arterial e aumento de flexibilidade.

É sempre importante ressaltar que todas atividades acima citadas devem ser realizadas com a devida orientação profissional.