A 26ª Semana Municipal do Idoso de Cubatão, cidade do Litoral Sul de São Paulo, teve início na tarde da última sexta-feira, dia 23 de setembro, com atividades culturais e palestra sobre o Estatuto do Idoso, realizadas durante a abertura da programação no Bloco Cultural Dr. José Edgard da Silva. Integrantes dos grupos voltados à terceira idade do Município participaram do evento, que terminou num descontraído baile.
Após as boas-vindas dadas pelo diretor do departamento de Políticas Públicas para o Idoso, Antonio Xavier de Cantalice, da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento teve início com a participação especial da professora de Educação Física especializada na Terceira idade, Marcela Souza, de Santos.
Árbitra e juíza de boxe, Marcela falou sobre sua participação como árbitra nas Olimpíadas do Rio 2016 e também sobre a condução da tocha olímpica durante a passagem pela cidade de Santos. Depois, de mostrar a tocha à platéia, falou sobre seu trabalho voltado aos idosos e a importância da atividade física para a terceira idade. “A aula é um momento de convívio com o outro, de bate-papo, que dá não só qualidade física, mas também mental”, explicou.
Estatuto – O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cubatão, André Mohamad Izzi, fez uma breve palestra sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso, que completa 13 anos de existência no próximo dia 1º de outubro. O advogado não se ateve a nenhum capítulo específico do estatuto, mas citou direitos dos idosos (a partir dos 60 anos) como o acesso ao transporte gratuito, assentos e filas especiais, além do fim do reajuste por faixa etária para usuários de planos de saúde.
“O Estatuto garante os direitos dos idosos e quem os fere deve ser criminalizado. Os juízes interpretam de forma muita séria a violação desses direitos”, garantiu, lembrando que a OAB está de portas abertas para oferecer aconselhamento jurídico a todos os idosos e seus familiares que precisarem. Também esteve presente a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Darcy Chumbo de Mendonça.
Apresentações – Depois da fala de André Izzi, o público pode prestigiar apresentações de dança do grupo de coreografia do Conviver, sob orientação da professora Lídia, e a participação especial de Rubens Bernardo. Na sequência, os integrantes do Coral Raízes da Serra, sob a regência de Sandra Diogo Moço, apresentaram canções populares, como Samba do Arnesto, de Adoniran Barbosa.