Cubatão, faz evento no Junho Violeta, no Dia de Combate à Violência Contra Idosos

Cubatão, cidade do Litoral Sul de São Paulo que segundo o mapa de Projeções Populacionais do SEADE, chegará em 1º de julho de 2018 com uma população de 127.079 habitantes, sendo deles 14.169 de moradores com mais de 60 anos, vai promover na próxima sexta-feira uma programação diferenciada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Serão realizadas palestras de conscientização e orientação para os idosos e familiares, no Centro de Convivência Antônio Bonfim de Aquino , na Vila Couto), às 14 horas.  Palestras de conscientização e debates vão procurar evidenciar a importância da denúncia e explicar as maneiras de fazê-la.

Para marcar a data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, para desperar nos países a necessidade do enfrentamento da violência contra a pesoa idosa foi montada uma programação com vários convidados.

Nas palestras, segundo a presidente do CMI de Cubatão, Daniela Paz da Silva, serão apresentados o Conselho e o Disque 100, desconhecidos de uma parte da população idosa. O CMI também convidou a Delegacia do Idoso para fazer atendimentos aos interessados.

Programação

Abertura – Apresentação do Conselho Municipal do Idoso e orientação sobre denúncias. Com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Daniela Paz da Silva.

Palestra – Abordagem técnica do assunto e apresentação das unidades de assistência social que tratam do assunto. Com a assistente social do Creas, Elis Lopes.

Palestra – Conscientização e orientação aos idosos sobre a saúde e como detectar maus tratos. Com a enfermeira especialista em geriatria e gerontologia Ãngela Maria Oliveira de Andrade.

Palestra – Orientação jurídica sobre denúncias e reclamações, bem como prestar esclarecimentos para o idoso sobre como realizar a denúncia. Com a advogada Sandra Furquim.