Americana, SP, realizou evento pelo Junho Violeta e discutiu Cuidados a pessoa idosa

1º Encontro Municipal sobre Cuidados e Proteção da Pessoa Idosa, de Americana, SP, no anfiteatro do Centro de Cultura e Lazer (CCL), no Junho Violeta. Foto: divulgação COMID
1º Encontro Municipal sobre Cuidados e Proteção da Pessoa Idosa, de Americana, SP, no anfiteatro do Centro de Cultura e Lazer (CCL), no Junho Violeta. Foto: divulgação COMID

O Conselho Municipal do Idoso de Americana (COMID), presidido pela advogada Danielle dos Santos Marques Cursiol, realizou ontem o 1º Encontro Municipal sobre Cuidados e Proteção da Pessoa Idosa, no anfiteatro do Centro de Cultura e Lazer (CCL), reunindo 50 participantes.

O evento, em parceria com a Associação dos Cuidadores de Idosos de Campinas e Região Metropolitana (Acicarem) e Atende – Cuidadores de Idosos, celebrou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 15 de junho de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O secretário Municipal de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Aílton Gonçalves Dias Filho esteve presente e ressaltou a importância da discussão do tema no município para a implementação das políticas públicas de atendimento aos idosos na cidade.

A importância do cuidado e do cuidador de idosos foi abordada no encontro pela gerontóloga, Mariana Garcia Sandrin, da Atende Cuidadores de Idosos.

Encontro também discutiu os temas “Combate à violência contra a pessoa idosa”, ministrado pela advogada Danielle dos Santos Marques Curciol, e os “Avanços e desafios na regulamentação da profissão de cuidador”, pela enfermeira Érika Kate Lima.

Participaram da discussão o presidente da Acicarem, Benedito Saga; a integrante da associação, Maria Angélica T. Martins; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Neide Nunes; a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, entre outros convidados.