Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Salto, SP, certifica Casas de Repouso

Conselho Municipal da Pessoa Idosa entrega certificados para Casas de Repouso.
Conselho Municipal da Pessoa Idosa entrega certificados para Casas de Repouso.
Conselho Municipal da Pessoa Idosa entrega certificados para Casas de Repouso. Foto: PMS

Durante a reunião ordinária do CMPI -Conselho Municipal da Pessoa Idosa- realizada ontem, dia 7 de abril, na Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania da Estância Turística de Salto, no Interior de São Paulo, foram entregues certificados para nove casas de repouso devidamente cadastradas e atualizadas junto ao Conselho.

Receberam o documento exigido pelo Estatuto do Idoso, a Assistência Vicentina Frederico Ozanam, a Instituição Residencial Vila Harmonia, a Casa de Repouso Ternura, a Associação Filantrópica Renascer, o Lar da Mamãe Casa de Repouso, a Casa de Repouso Qualidade de Vida Renascer, a Casa Cuidar, o Hotelzinho Nosso Lar e a Casa de Repouso Nossa Senhor Auxiliadora.

Participantes da cerimônia de entrega de certificados para Casas de Repouso .
Participantes da cerimônia de entrega de certificados para Casas de Repouso. Foto:PMS.

 A reunião foi aberta pela vice-Presidente, Márcia Passoni, que acolheu os presentes enfatizando a importância das ações e participação de todos na vida dos idosos que residem em Casas de Repouso.

Presente à reunião, a Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa de Jesus, enfatizou a importância e atuação do CMPI. “Este Conselho está muito dinâmico e tem a garra de vocês buscando sempre o melhor para os idosos. Vocês estão de parabéns e meus parabéns vai para todos vocês que hoje estão sendo certificados”, disse.

Lucília pediu para que todos continuem seguindo as leis, mas que façam além. “Sigam o que a lei pede e que não é pouco, mas façam mais, façam além. O ser humano precisa de pessoas engajadas para fazer a diferença. Vamos olhar com amor e fazer nossa parte, vamos fazer a diferença”, enfatizou.

Na oportunidade, a psicóloga Mariana Souza Marques, ministrou uma palestra com o tema “Velhice Bem Sucedida” com intuito de colaborar na elaboração de plano de trabalho das casas de repouso.

Certificados – Os certificados concedidos pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa têm prazo de validade de 1 ano, sendo obrigatória sua atualização anual.  Eles são destinados às organizações governamentais e não governamentais, com ou sem fins lucrativos, que realizaram a inscrição junto ao Conselho. A inscrição segue as normas da Resolução n.002/CMPI, aprovada pelo colegiado do Conselho em 2013, e consta com a entrega de documentos da organização e de seus respectivos programas de atendimento, visita à organização pela Comissão do CMPI e aprovação da inscrição pelo Colegiado.
A resolução está disponível no site do CMPI (www.cmisalto.com.br) e é um cumprimento do Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741.