Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondônia atuando com reuniões virtuais

Entrevista com Deusdedi Rodrigues Alves, presidente do CEDPI-RO – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondônia para a série Conselhos e Fóruns Estaduais na Pandemia.

No Estado de Rondônia a situação da pandemia da Covid-19 também registra o maior número de casos de contaminação na capital. A cidade de Porto Velho foi a primeira do país a fazer uma abordagem mais ostensiva para as pessoas que não obedecem à determinação oficial para uso de máscaras, instituindo uma multa em dinheiro. Nos demais 51 municípios os casos estão aumentando.

Para saber como os conselheiros estão atuando neste momento de emergência, em relação aos idosos, o Jornal da 3ª Idade entrevistou o psicólogo clínico Deusdeti Rodrigues Alves, presidente do CEDPI-RO – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondônia.

Jornal da 3ª Idade – O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondônia está conseguindo ter alguma atuação específica em relação à pandemia?

Deusdedi Rodrigues Alves, presidente do CEDPI-RO – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondônia – Estamos interagindo com o governo federal para receber os auxílios que estão sendo destinados aos conselhos estaduais. O CNDI – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa reverteu o valor do Fundo Nacional do Idoso, que seria destinado à realização da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, para auxiliar as ILPI que já estavam cadastradas no SUAS e no programa Mesa Brasil. Na primeira leva de benefícios serão remetidos R$10 mil para cada CEI comprar alimentos e EPI. Até dia 10 de junho deve sair a segunda parcela que irá direto para as ILPI que estão devidamente cadastradas. Então a função do Conselho agora é articular e orientar.

 Jornal da 3ª Idade – Quantas ILPI existem em Rondônia?

Deusdedi Rodrigues Alves, presidente do CEDPI-RO – Em pleno funcionamento temos sete, mas só temos uma pública na capital – a Casa do Ancião – mantida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento. Elas estão aptas, mas ainda apresentam algumas restrições. Essas casas filantrópicas sobrevivem com verbas alternativas que recebem de diferentes lugares. Por exemplo, a Casa do Centro Espírita André Luiz recebe recursos da Vara de Penas Alternativas, recebe do Ministério do Trabalho, também tem apoio financeiro da Federação Espírita do Estado de Rondônia. A nossa loja da Maçonaria de Rondônia frequentemente está colaborando com alimentos. Temos na cidade de Ji-Paraná (o segundo município mais populoso de Rondônia) uma casa que é mantida desde a sua fundação pelo Sr.Bernardes, um próspero empresário de cereais. Em Vilhena temos uma casa mantida pelo Clube das Acácias, como chamamos as esposas dos membros da maçonaria. Todas funcionam fazendo iniciativas particulares e nem sempre cuidaram de fazer os devidos registros. Agora neste momento estão correndo e temos que ajudar e orientar.

Jornal da 3ª Idade – Quais as maiores dificuldades do Conselho agora? 

Deusdedi Rodrigues Alves, presidente do CEDPI-RO –  Todos os conselheiros estão trabalhando em casa e nem todos tem equipamentos suficientes, então a dificuldade esbarra na infraestrutura. É um momento de jogo de cintura. Foi criada a Frente Norte, com a ideia de atuar junto às entidades e conselhos, criada pelas 40 pessoas que pertenciam ao antigo CNDI. Também estamos colaborando mas, o governo federal já soltou uma nota esclarecendo que esse não é um trabalho oficial e isso complica, já criou uma animosidade.

Jornal da 3ª Idade –  Para os idosos, da população em geral, que não estão abrigados em ILPI, está sendo feito alguma coisa?

Deusdedi Rodrigues Alves, presidente do CEDPI-RO –  A Prefeitura de Porto Velho está abordando as pessoas na rua que não estão usando máscara. A Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou um projeto de lei, para multar em R$ 80 qualquer pessoa que sair nas ruas sem máscara, durante a pandemia do novo coronavírus. Então na medida do possível eles estão atacando. Temos um Ministério Público bastante atuante e o Disque 100 melhorou bastante. A Política do Idoso tem uma atuação bastante efetiva aqui com o conselho municipal e nós do CEDPI-RO procuramos sempre apoiar as iniciativas dele.

Dados consolidados na noite de 28 de maio de 2020 para Covid-19 em Rondônia

Casos confirmados – 4.252  Pacientes recuperados – 1.869   Óbitos – 142

Pacientes internados na Rede Estadual de Saúde – 211

Pacientes internados na Rede Privada – 93

Pacientes internados na Rede Municipal de Saúde – 13

Total de pacientes internados – 317

Testes Realizados – 14.557

Aguardando resultados do Lacen – 481