Secretario Floriano Pesaro, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social entregando certificado para Elaine Moura. Foto: SECOM/SDSSecretario Floriano Pesaro, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social entregando certificado para Elaine Moura. Foto: SECOM/SDS
O Conselho Estadual do Idoso (CEI) realizou na manhã de ontem, segunda-feira, 1º de agosto, reunião plenária para o encerramento da Gestão 2014/2016. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Rua Bela Cintra, 1032.
O secretário Floriano Pesaro e o presidente do Conselho, Henrique Jerozolimski, entregaram certificados aos conselheiros presentes. O CEI é constituído por 26 membros titulares e respectivos suplentes – da sociedade civil e do poder público – nomeados e empossados pelo Governo do Estado.
Jerozolimski destacou as principais ações realizadas pelo Conselho nesse biênio como a Conferência Estadual e as Reuniões Macrorregionais no Estado.
O secretário Floriano Pesaro reforçou a importância dos próximos conselheiros continuarem pensando nos desafios para o envelhecimento ativo e saudável.
O secretário abordou ainda a questão dos equipamentos públicos como as Residências de Longa Permanência e os Centros de Convivência e a necessidade do Estado avançar em iniciativas intergeracionais e atrair projetos inovadores para serem apoiados pelo Fundo Estadual do Idoso.
Em 2015 o Fundo arrecadou cerca de R$ 6,8 milhões por meio da destinação de parte do imposto de renda por pessoas físicas e jurídicas. O texto do edital de chamada pública visando a seleção de projetos a serem financiados já passou por consulta pública e a versão final deve ser publicada nas próximas semanas.
O CEI ainda não divulgou a data da posse dos novos conselheiros.