
O Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul começa depois de amanhã, sexta-feira dia 16 de agosto, a 6ª Conferência Estadual no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, com expectativa da presença de 550 pessoas.
Em parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), a quem o CEI-RS está vinculado, o encontro será feito em três dias e até o domingo deverá reunir delegados e observadores eleitos em 190 conferências municipais e regionais, realizadas em diferentes localidades do Estado.
Estarão presentes como palestrantes convidados Lúcia Secoti, que era a presidente do CNDI- Conselho Nacional dos Direitos da pessoa Idosa, com mandato até outubro de 2020, cassada pelo Decreto 9893 e Paulo Saad que é diretor do Centro Latino-americano e Caribenho de Demografia (CELADE) – Divisão de População da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Além de debater as necessidades dos idosos do Estado, em grupos e na plenária como todas as que estão se realizando pelo país, a conferência gaúcha vai discutir o pleito de sediar a 3ª Assembleia Mundial do Envelhecimento da ONU, marcada para 2022.
Para saber mais da 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul o Jornal da 3ª Idade conversou com a presidente do CEI-RS, Jussara Rauth, que também é ex-conselheira do CNDI.
