Idosos votando para o Conselho do idoso de Santo André.
foto: Anderson Pedro/PSAIdosos votando para o Conselho do idoso de Santo André. foto: Anderson Pedro/PSA
No próximo dia 4 de dezembro tomará posse o Conselho da Pessoa Idosa de Santo André, da cidade da Grande São Paulo, que é vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cultura de Paz. No mesmo dia serão escolhidos os membros da executiva para o biênio 2015/2016.
ELEITOS – Todos os conselheiros da sociedade civil foram eleitos, pelo voto direto, no dia 31 de outubro de 2014, como representantes de prestadoras de serviços nos segmentos para pessoas idosas, do município.
O Instituto Monsenhor José Antunes, com 122 votos apurados, foi a entidade mais votada. A segunda foi a Sociedade Amigos de Vila Sá, com 60 votos. Em terceiro lugar, ficou a Ordem dos Advogados do Brasil, com 44 votos. No segmento associações de aposentados e pensionistas, só houve a inscrição da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABC, com 194 votos. Para o terceiro segmento – o de usuários dos serviços municipais, a classificação ficou assim: titulares – José Roberto Guazzelli (130 votos), Jarina Souza Abisares (47 votos) e Clayr Ferreira Gomes (31 votos); suplentes – Inês Aparecida de Andrade Rioto (29 votos), Maria de Fátima da Mota Martinez (6 votos) e Maria Emília Barreto (4 votos).
A eleição do CMI de Santo André tentou uma inovação: a de contar com o voto de eleitores jovens, maiores de 16 anos, como forma de criar uma interação com os idosos. A ideia não vingou, mas a Prefeitura pretende continuar investindo no trabalho intergeracional.
INTERGERACIONAL
Para a assessora de Políticas para a Pessoa Idosa da Prefeitura, Patrícia Pellin, esse é um trabalho educacional que precisa de tempo.
“Imaginamos que os idosos pudessem envolver seus netos e amigos, mas nessa primeira vez não tivemos muita adesão. O trabalho intergeracional é educacional e precisa de tempo.
CIDADE DE SANTO ANDRÉ
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.