Está marcado para o sábado, dia 5 de dezembro de 2020, das 10 às 16 horas, as eleições para conselheiros e conselheiras do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo. Pela primeira vez, em função da necessidade de isolamento imposto pela pandemia, haverá votação online. O escrutínio presencial está mantido, devido a dificuldade de muitos idosos em usar os meios eletrônicos.
Para os que vão votar nas urnas fixas foram disponibilizados mais de 25 pontos de votação. (Leia aqui).
Votação online foi prorrogada até 30/11
Para votar online as inscrições que inicialmente tinham se encerrado em 21/11, foram prorrogadas até a manhã de 30 de novembro de 2020.
“Art. 6º – Para os eleitores que se propuserem a votar de forma virtual, deverão, obrigatoriamente, realizar sua inscrição de forma prévia, no período do dia 09/11/2020 ao dia 30/11/2020 até às 12h00, através de Formulário de Inscrição do Google, pelo link: http://bit.ly/inscricaovotacaodigitalgcmi2020. Para concluir a inscrição, é necessário que o eleitor envie para o e-mail, eleicaogcmi@prefeitura.sp.gov.br, com assunto: ELEITOR, os seguintes documentos: Documento de identificação com foto e data de nascimento e comprovante de endereço.
Os que estão organizando as eleições ainda não divulgaram nenhum número oficial, mas sabe-se que mais de 900 pessoas se cadastraram até o final do primeiro prazo.
É a eleição mais desafiadora do Conselho, desde o seu início, quando foi criado pela então Prefeita Luiza Erundina, em 1992.
A taxa de renovação é de cerca de 70%, visto que vários dos atuais conselheiros não podem se recandidatar, por já estarem há duas gestões consecutivas. Na Zona Norte, por exemplo, nenhum, dos atuais, poderá ser reconduzido.
O Jornal da 3ª Idade apresenta aqui todos os candidatos e candidatas, divididos pelas Macroregiões da Capital, onde residem, conforme exigência do Regulamento.
Serão eleitas 9 pessoas para cada uma delas, levando em conta a ordem dos mais votados. As seis pessoas com mais votos ficarão como titulares e as demais como suplentes.
O Jornal da 3a Idade ofereceu, como em todas as eleições anteriores, um espaço para que todos os candidatos se apresentem. Na medida que forem mandando suas informações serão colocados link nos respectivos nomes. Essa é uma colaboração e nada está sendo cobrado para isso.