Comissão da Pessoa Idosa da OAB Mogi Guaçu faz campanha virtual Contra Violência ao Idoso

A Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados de Mogi Guaçu começou hoje a sua campanha anual Contra Violência a Pessoa Idosa. Ao contrário do ano passado, quando promoveu um encontro na sede da entidade, dessa vez a ação será somente virtual, em função do isolamento da pandemia da Covid-19.

Presidida pelo advogado Paulo Roberto Sandy, ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi Guaçu e um dos fundadores do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento, a Comissão do Idoso de Mogi Guaçu, também em 2020 está engajada na Campanha do Agasalho, organizada pelos advogados Rodolfo de Oliveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Mariana Parizzi Bassi, presidente da Comissão de Ação Social e Cidadania. 

Mesmo diante de um momento tão difícil, como esse que vivemos em plena pandemia da Covid-19, as notícias que se tem em relação à violência contra as pessoas idosas são preocupantes. Por medo, ou por proteção ao agressor, que geralmente está dentro de casa, muitos casos não chegam ao conhecimento da polícia. O envelhecimento é um direito individual e a sua proteção, um direito social, garantido pela Constituição sendo, portanto, obrigação do Estado. No entanto há uma distância considerável entre as garantias conquistadas e a realidade, disse o Paulo Roberto Sandy, Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados de Mogi Guaçu.

15 de junho Dia Mundial Contra Violência a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, pela ONU- Organização das Nações Unidas e a OMS- Organização Mundial de Saúde.

O objetivo foi criar uma data para sensibilizar a sociedade de todos os países a elaborarem campanhas de combate à violência contra idosos.

A data também pretende disseminar o entendimento de que a violência contra os idosos também é uma violação aos direitos humanos.

No Brasil o governo federal tem o serviço do Disque 100 para acolher denúncias de violência contra pessoas idosas. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal Disque 100 ou pelo endereço eletrônico Disque Denúncia