Começa em São Paulo o cadastramento biométrico obrigatório de 478 cidades

A biometria, a tecnologia que confere os dados do eleitor, no momento da votação, através da leitura eletrônica das impressões digitais, começa a sr obrigatória a partir de hoje em 478 cidades do Estado de São Paulo.

A Justiça Eleitoral dividiu os municípios em cinco blocos, com diferentes meses para o final do cadastramento, mas para todos o prazo começa hoje.

Como fazer a biometria é obrigatório, o importante é não deixar para a última hora. No próximo ano teremos eleições municipais e na maioria das cidades de SP, quem não tiver feito a biometria terá o título cancelado.

Os idosos tem direito a atendimento preferencial, por isso fica mais fácil resolver logo. A biometria pode ser realizada no cartório em que o eleitor esteja inscrito ou em qualquer unidade do Poupatempo com serviços eleitorais. O agendamento prévio é necessário e deve ser feito no site do TRE-SP

Documentos necessários

1) Comprovante de endereço em nome do eleitor: contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente (com menos de três meses).

2) Um dos documentos de identificação (original) abaixo:

   •RG  ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou

   •carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou

   •certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Na Capital o cadastramento ainda não é obrigatório, mas a pessoa pode se adiantar e se registrar logo.