Roda de Conversa do Coletivo Envelhecer, no Teatro Comunne, debateru Cultura e Envelhecimento. Foto: jornal3idade.com.br
Na noite da quarta-feira 22 de junho o Coletivo Envelhecer da capital, em São Paulo, reuniu cerca de 80 pessoas que trabalham com as questões dos direitos dos idosos e da Cultura para uma Roda de Conversa, no Teatro Comunne, no bairro da Consolação.
O tema da noite Cultura e Envelhecimento foi chamado para debater com dois renomados nomes da cultura nacional- Sérgio Mamberti e Célio Turino- propostas para esse momento que o Brasil vive, aonde as artes, as crenças e os costumes brasileiros estão sendo desprezados em nome da comercialização que o mercado está impondo. No entanto a noite foi além.
Aquele palco, que trabalha teatro experimental, não poderia ser o melhor lugar para se registrar o que aconteceu. Foi uma noite “stanislavskiana” para ninguém botar defeito.
O ator e diretor russo Stanislavski criou um método que no começo dos anos 1930 revolucionou a maneira de fazer teatro no ocidente. Ele defendia que “todas as ações no palco têm que ter um propósito e que a atenção do artista sempre deve ser focada em uma série de ações norteadas pelas circunstâncias da cena”.
Foi o que viu quem lá esteve. Depois da apresentação dos convidados famosos, vários idosos, em cena aberta, lideranças de diferentes setores, passaram a resumir suas histórias de vida e mesmo tendo, quase todos, árduas trajetórias, se colocaram de forma positiva, com esperança e amor ao Brasil.
A partir da fala deles o formato do encontro mudou e os seus relatos dominaram a noite. Vários jovens se motivaram a dar o depoimento sobre a sua relação com os mais velhos, avós ou não.
Se o mote da noite era Cultura e Envelhecimento ele foi cumprido.
Entender a importância do envelhecimento é mais do saber o que está escrito nos livros e nas teses acadêmicas; é descobrir onde ficam as experiências de vida das pessoas.
A verdadeira sabedoria está no que os velhos viveram, sofreram, lutaram e na troca que podem proporcionar aos que hoje já são adultos e que logo mais serão os velhos do século XXI.
Convidados ilustres
O ator Sérgio Mamberti destacou algumas das iniciativas importantes que manteve na sua trajetória como ator renomado, mas fez questão de frisar as iniciativas de fomento à Cultura quando trabalhou no Governo Lula. Jovens na plateia não deixaram de se lembrarem do personagem Dr. Vitor, do programa Castelo Ra Tim Bum, que passava da Tv Cultura, no começo dos anos 90.
O programa é o próprio exemplo de como uma produção cultural nacional bem-feita pode influenciar gerações, ganhar prêmios e gerar dividendos. Lamentavelmente teve sua produção abandonada e até hoje é lembrada por um grande público.